O medronheiro aparece espontaneamente na zona do Maciço Central, na parte Sul da Serra da Estrela, com a sua maior concentração a ocorrer no sul do país, no Algarve. Nos últimos anos, o medronho tem vindo a conquistar mais interessados, atraídos pela descoberta dos benefícios do fruto e das suas inúmeras aplicações. Aliás, estima-se que as plantações de medronho em Portugal atinjam os 500 hectares, o que confere ao país o título do maior produtor de medronho do mundo.
No centro do país, em Penacova, está instalada uma das mais modernas plantações do país, que concilia a recuperação de medronheiros espontâneos com a plantação ordenada e outras espécies florestais como o sobreiro, criando assim um mosaico biodiverso. Já na destilaria Caratão, acompanhamos a transformação destes frutos vermelhos na afamada aguardente.
De seguida, viajamos até ao Montijo, concelho que é o maior produtor de gerberas da Península Ibérica. A Florisul, umas das mais experientes empresas da região, contribui para estes números, ao cultivar perto de cinquenta variedades de flores. Um trabalho de grande rigor e minúcia que fomos conhecer.