Paris
Ep. 21 10 Dez 2023
Neste episódio do "Portugueses pelo Mundo", viajamos até ao estado de Connecticut para conhecer mais três histórias de portugueses ligados à comunidade.
Na zona de Bridgeport, somos recebidos por Elsa Cardoso, uma professora de 58 anos, natural de Lisboa. Com ela conhecemos alguns dos locais mais frequentados pela comunidade portuguesa como a igreja Nª. Srª.de Fátima, um dos vários restaurantes da cidade ou o clube português Vasco da Gama de Bridgeport que desenvolve várias atividades ao longo do ano, como é o caso da escola portuguesa da qual Elsa faz parte. É precisamente na escola que terminamos o dia, acompanhando uma das suas aulas com alunos lusodescendentes. A professora fala da importância do ensino do português no mundo e do significado de Portugal na sua vida atual e do futuro da comunidade portuguesa naquele.
De Bridgeport seguimos rumo a Danbury, outra das cidades do estado, onde existem muitos portugueses. Quem nos dá as boas-vindas é Horácio "Ray"Boa, o empresário de 64 anos, que lidera a empresa A&J Construction, que é uma referência em Connecticut nas áreas da pavimentação e aplicação de asfalto. É ele que nos leva numa viagem aos locais portugueses da cidade, como o monumento de homenagem à nossa comunidade, o "Portuguese Square" ou o Clube de Danbury, considerado um dos maiores do mundo. Faz-nos ainda uma visita guiada à A&Je revela-nos um dos seus passatempos: o golfe, convidando-nos para uma partida na companhia de amigos portugueses.
É em Naugatuck que terminamos esta viagem, para conhecer Patrícia Fontes, que trabalha numa instituição bancária. A lusodescendente de 42 anos, com origens em Chaves, é conhecida em solo americano como Trish. É no centro da cidade que nos fala o seu percurso de vida e de algumas curiosidades locais.Com ela ficamos a conhecer a história de Carlos, um português de sucesso e dono "The Station", um espaço muito especial com ligações à comunidade portuguesa. Nesta visita à comunidade portuguesa de Connecticut, há ainda tempo para assistir a uma apresentação do Rancho Folclórico Recordações de Portugal, em Waterbury. Este é um dos projetos mais importantes para Trish, já que do rancho fazem parte vários elementos da sua família. É ali que nos fala do orgulho português e da palavra saudade.