Paris
Ep. 21 10 Dez 2023
Neste episódio do "Portugueses pelo Mundo", regressamos a França, mais propriamente à cidadecde Bordéus para conhecer mais uma comunidade portuguesa.
Conceição Silva tem 41 anos, é de Portalegre e trabalha como gestora. É no emblemático "Marché des Capucins" que nos dá as boas-vindas à cidade de Bordéus e nso fala de algumas curiosidades relacionadas com aquele espaço. Conta-nos um pouco do seu percurso de vida e das suas rotinas pessoais e profissionais. Dali seguimos para a Rua de Santa Catarina, uma das maiores ruas pedonais e de comércio. Fala-nos do que a levou aquela cidade, onde se sente em casa. É junto ao Grand Theatre de Bordéus, sede da Ópera Nacional que nos fala das diferenças, das dificuldades de trabalhar fora de Portugal, do seu orgulho na família e das suas conquistas. Recorda a ida para Bordéus em 2012 e as variadas atividades organizadas pela comunidade portuguesa. Leva-nos ainda a conhecer o supermercado "Le Cadais Portugais", onde costuma comprar os produtos do "mercado da saudade". A noite está reservada para conhecer a família. Confessa-nos que deseja continuar em Bordéus, com visitas regulares a Portugal, para nunca esquecer as raízes.
José Rodrigues tem 60 anos é natural de Fafe e é empresário na área dos vinhos. É no meio das suas vinhas, no Chateaux de Castre que nos recebe. Revela-nos alguns detalhes relacionados com o espaço e com as vinhas onde se encontra. Revela-nos um pouco do seu trabalho e de como organiza o mesmo. Dali seguimos para a sala onde nos mostra as pipas de carvalho e continua a explicar-nos alguns detalhes da sua área profissional. Ficamos a conhecer parte da sua equipa, na qual se inclui a filha. Fala-nos da sua história de família e da ida para França, onde tinha os avós e da dificuldade da mãe na adaptação. Leva-nos a conhecer uma sala muito especial, com todas as etapas para fazer o vinho. Dali seguimos para o restaurante português "Lisboa", onde vai almoçar com um grupo de amigos. Depois do almoço seguimos a visita para mais um espaço muito especial Chateaux Pont Saint Martin, onde tem mais vinha plantada. A despedida acontece em mais um espaço dedicado ao vinho, "La Cité du Vin", um edifício muito especial que tem o vinho de todo o mundo. É aqui que nos fala da paixão pela cidade e dos seus planos para o futuro e do facto de se considerar um cidadão do mundo, mas português.
Bela Balsa tem 33 anos e é uma lusodescendente natural da Sainte-Adresse. Trabalha como artista. É num dos pontos mais procurados de Bordéus para tirar fotografias, junto ao Miroir D"Eau e à Place de la Bourse, que a ficamos a conhecer. Fala-nos da história dos pais, de ter nascido na Normandia, da ida para Portugal e do gosto pela dança, que surgiu no liceu. Dali seguimos para um passeio pela zona onde fica o seu estúdio, que considera o local dos seus sonhos e conta-nos como aprendeu a falar português com os avós. Durante este passeio ficamos a conhecer o estúdio de uma amiga, onde costuma ensaiar e treinar. É na Porte Cailhau, uma das portas da cidade que o passeio continua. Ali fala-nos da adaptação, das diferenças entre portugueses e franceses, dos desafios de uma lusodescendente em França e em Portugal e da decisão de voltar a França, primeiro em Paris, depois em Bordéus. A despedida acontece no Marché des Douves, um antigo mercado convertido num espaço de ensaios e de associações, onde acompanhamos um ensaio muito especial. No adeus fala-nos da saudade de passear em Lisboa, das visitas à família e dos projetos que tem em mãos.