Paris
Ep. 21 10 Dez 2023
Neste episódio do "Portugueses pelo Mundo", fazemos uma paragem na cidade de Salvador da Bahia, para dar a conhecer mais algumas histórias ligadas à comunidade portuguesa.
Nuno Ferreira tem 35anos,é natural de Lisboa e está em Salvador desde 2013, onde trabalha como físico experimental. É com a praia como fundo que nos dá as boas-vindas e nos fala um pouco do seu percurso. Dali seguimos rumo a um dos pontos de paragem obrigatório para quem visita a cidade: o Mercado Modelo, onde se vende um pouco de tudo. É durante um passeio pelo Dique do Tororó que ficamos a conhecer a sua família e mais algumas curiosidades da cultura da Bahia e paramos na Tasca do Manel, para disfrutar de uma cerveja na companhia de amigos. No Bairro do Cabula IV, acompanhamos um treino de capoeira, uma das suas atividades preferidas. É na Praia do Flamengo que nos fala do seu futuro e da sua vida em Salvador.
É no Largo de São Francisco que a veterinária e gastrónoma Mónica Morais, de 41 anos, nos recebe e nos leva num passeio pela zona histórica da cidade, com fortes raízes portugueses. Com ela passeamos pelo Largo do Pelourinho e pelo bairro à volta, onde muita gente diz que se sente na zona antiga de Lisboa, subimos no Elvador Lacerda para contemplar a vista para a cidade. É no centro de Salvador, no Bairro Rio Vermelho, que funciona a confeitaria D"Além Mar, onde ficamos a conhecer a irmã e a mãe, a responsável pelo seu gosto pela cozinha. São elas que nos levam num inspirador passeio junto ao Largo de Santana, onde existe uma colónia de pescadores e onde é possível contemplar um magnífico pôr do sol. É ali que se despede e nos fala da relação de Portugal com o Brasil.
É o lusodescendente Daniel Bento, de 42 anos, que é diretor do Hospital Português e trabalha como músico e advogado quem nos convida a conhecer outra das atrações da cidade: a Igreja da Senhora do Bonfim. Ali conta-nos um pouco da história da sua família e da ligação que tem a Portugal. Daniel não dispensa uma ida à famosa Sorveteria da Ribeira que o faz viajar à infância. Nas instalações do Hospital Português fala-nos a importância daquela instituição, quer para a comunidade, quer para os habitantes da cidade de Salvador. É no Mponte Serrat que nos brinda com uma sessão musical de saxofone e fala com orgulho de Portugal, da família e dos projetos para o futuro.