As Grandes Mentiras da História

2008: O Caso Madoff
A 12 de dezembro de 2008, em plena crise financeira, Bernard L. Madoff é preso em frente às câmaras do mundo inteiro. Antigo presidente da NASDAQ, figura incontornável e irrepreensível de Wall Street, o magnata do investimento é acusado da maior fraude financeira da história dos EUA. 65 biliões de dólares! O seu sucesso e reputação foram construídos sobre uma mentira, uma farsa que durou mais de 20 anos. Como é que o antigo nadador-salvador conseguiu tornar-se num dos homens mais respeitados do mundo das finanças?
Como funcionava o seu sistema de fraude em larga escala - um esquema Ponzi? No universo monitorizado das transações nos mercados bolsistas, como é que ninguém viu e nenhum regulador o deteve? Tinha cúmplices?
Bancos, seguradoras, fundos de investimento, mas também personalidades do espetáculo e pequenos investidores: milhares confiaram as suas economias a Madoff. Falências, suicídios... quando o escândalo eclodiu muitas são as vítimas arruinadas a quererem saber a verdade.
Madoff foi condenado a 150 anos de prisão, a maior sentença possível no sistema jurídico dos EUA, mas ao declarar-se culpado guarda com ele parte do segredo.
Ficha Técnica
- Título Original
- History´s Greatest Lies
- Realização
- Luc David, Sonia Gonzalez, Bénédicte Delfaut
- Produção
- Compagnie Des Phares Et Balises
- Autoria
- Anne Labro
- Ano
- 2016
- Duração
- 52 minutos