As Grandes Mentiras da História

1996: A Crise das Vacas Loucas
Foi a última grande crise sanitária do século XX. A 20 de março de 1996, o pânico abateu-se sobre o parlamento inglês: o Ministro da Saúde admitiu que seres humanos foram contaminados pela doença das vacas loucas. 10 anos de mentiras tinham chegado ao fim, a crise das vacas loucas criou um frenesim mediático e a psicose instalou-se por todo o mundo.
Em meados da década de 1980 imagens de vacas infetadas com encefalopatia espongiforme bovina na Inglaterra deram a volta ao mundo. A carne infetada poderia entrar na cadeia alimentar? Os seres humanos correriam riscos se a comessem?
Apesar da incerteza dos cientistas, Londres iria orquestrar uma campanha de comunicação baseada numa mentira: "Comer carne de vaca é seguro". Mas ninguém sabia se era essa a verdade.
Durante 10 anos, o governo britânico minimizou as consequências da epidemia das vacas loucas para os seres humanos. A verdade foi descoberta quando vários jovens ingleses desenvolveram uma doença fatal: a doença de Creutzfeldt-Jakob.
Porque é que as vacas ficaram doentes? O que levou o governo britânico a encobrir a verdade? Porque é que a voz dos cientistas não foi ouvida?
Ficha Técnica
- Título Original
- History´s Greatest Lies
- Realização
- Luc David, Sonia Gonzalez, Bénédicte Delfaut
- Produção
- Compagnie Des Phares Et Balises
- Autoria
- Anne Labro
- Ano
- 2016
- Duração
- 52 minutos