É o novo espaço público da cidade da Ribeira Grande dedicado a toda a Diáspora açoriana. Chama-se "Praça do Emigrante" e tem como elemento central a peça " Saudades da Terra", um majestoso globo revestido a pedra de calçada portuguesa, assente numa pedra basáltica representando a ilha, e outros desenhos de autores convidados que expressam a qualidade dos Mestres Calceteiros de São Miguel, e de onde sobressai a "Calçada dos Mundos".
Depois da criação do "Museu da Emigração", agora a "Praça do Emigrante" evocando o Historiador - Mor, Gaspar Fructuoso, e a sua obra nuclear, " Saudades da Terra", como se a ilha fosse o mundo, repleto de lugares e memórias; recordações, e a vontade imensa de regressos, depois da partida, sempre dolorosa eivada de sonhos e de esperança.
Da Ribeira Grande - do aeroporto de Sant`Ana- partiram, embarcaram, várias gerações de açorianos; gente anónima de todas as ilhas, silhuetas e passaportes, gente passando aos magotes. Para trás ficaram as memórias e o sentido real das Cavalhadas; a Madre Teresa da Anunciada, a Lagoa do Fogo, o Casario Barroco, o Espírito Santo o Cantar às Estrelas.
Tantos anos depois, se diz "Welcome" em ancoradouro monumental de lusofonias em espírito multicultural de exaltação de quem partiu, outro dia há muitos anos, em compromisso partilhado à espera de quem chega com mais mundo, mais ilha, dos novos mundos.
O "Atlântida" foi gravado na "Praça do Emigrante" e conta com vários convidados: O Presidente da Associação de Emigrantes Açorianos, Rui Faria; o fundador da Associação e mentor do projecto, Luís Silva; a artista plástica, Liliana Lopes- autora da Calçada dos Mundos- o Mestre Calceteiro, Carlos Meneses; o vereador da Cultura da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Jorge Filipe e o Presidente do Município, Alexandre Gaudêncio.
O programa será animado pelas obras da artesã, Fátima Costa; pela gastronomia do restaurante do mercado municipal, "Pecado Açoriano" da jovem Chef, Joana Correia, e a música das bandas " Fat of the Land", de Luís Xavier," The Quiet Bottom" de João Henrique Melo; e o cantor/ compositor "João Moniz".