Ep. 1
Preparam tudo para a passagem de ano, Carlos chega a casa de família com uma garrafa de champanhe, diz que tem uma festa do trabalho e não pode ficar.
Inácio surpreende Isabel e tira do bolso uma pequena caixa de joias. Pede-a em casamento, Isabel não sabe como reagir, as lágrimas surgem-lhe nos olhos.
Margarida está preocupada com o novo negócio que António quer montar. Pergunta-lhe quando é que ele está a pensar contar aos filhos. António acredita que parque de campismo vai ser bom para os filhos, vai contar-lhes a ideia na hora de almoço.
António vai à mercearia buscar o bolo-rei, Caetano diz que ficou um esquecido e que pode ficar com ele.
Na agência, Carlos está chateado porque Mauro apresentou a ideia ao cliente sem ele estar presente.
Na redação não há mais ninguém no jornal à exceção de Toni e Cardoso. Cardoso tem informação para Toni investigar sobre as FP25, Toni está apreensivo, teme represálias, mas Cardoso diz que é a grande oportunidade para ele.
No café Francesinha Amparo mais uma vez fica chateada com Zé porque fica sozinha a atender os clientes.
Caetano entrega bolo-rei a António, mas Luís, o homem que tinha encomendado o bolo aparece. Discute com António, e acabam por tirar à sorte. António ganha e leva o bolo para casa.
Nos Lopes, Susana está na varanda, vê um rapaz da sua idade a andar numa bicicleta BMX. É Bruno. Susana está fascinada com Bruno, e ele percebe.
Estão todos à mesa. Hermínia repara no anel de noivado quando Isabel coça um pouco a cabeça. Fica espantada e pergunta-lhe do que se trata. Isabel diz que foi um presente de Inácio. Margarida não fica muito agradada. Isabel diz que foi mais do que um presente, diz que Inácio a pediu em casamento e que ela aceitou. Todos ficam contentes, menos Margarida que tem medo que Isabel se precipite.
À porta do Francesinha, Zé procura algo no caixote, finalmente encontra o bilhete da lotaria e grita excitado.
António quer falar com os filhos sobre um assunto. Vai buscar um dossier e apresenta aos filhos a sua ideia. Mostra o conteúdo do dossier, uma série de recortes de revistas com parques de campismo. Nenhum deles está interessado, António fica irritado, não aguenta mais, agarra no brinquedo do miúdo e atira-o contra a parede, partindo-o. Todos chocados e Simão fica a chorar. Margarida diz que não era altura para falar com eles.
Susana está triste, António em jeito de pedido de desculpa canta a música do Tal Canal e mostra cassete, diz que podem ir ver agora o programa.
Preparam-se para ver o Tal Canal, Isabel, Toni e Carlos chegam, fazem as pazes com António, Margarida tira fotografia de família. E é assim que a família Lopes começa o ano, com as piadas do Herman José que a todos faziam rir menos a Hermínia, que dizia não entender onde estava a graça. Os anos 80 eram diferentes de tudo o que estava para trás, conta-nos o narrador.