Atlântida - Açores

A Pitoresca ´Água Retorta´ no Atlântida
É considerada a freguesia mais pitoresca do concelho da Povoação, pelas sua relação natural entre a terra e o mar e as suas qualidades paisagísticas de onde sobressai o seu património edificado, entre o qual,a igreja matriz, dedicada à padroeira: Nossa Senhora Penha de França.
Segundo Gaspar Frutuoso, o nome "Água Retorta" provém "por respeito da água da fonte que pela rocha cai em voltas".
É aqui nesta bela localidade que se desenha cenário natural para a transmissão do próximo "Atlântida" sábado dia 21 de Setembro de 2019, às 16h (hora dos Açores).
No Verão a Fajã do Calhau é um aprazível lugar de veraneio, onde muitas pessoas mantêm casas que habitam, especialmente no tempo das vindimas.
De inverno são muitos os populares que se reúnem para as matanças de porto à moda antiga o que lhes garante uma gastronomia típica distinguida todos os anos na já reconhecida Mostra Gastronómica anual de produtos agropecuários que dá a conhecer o que de melhor se faz na localidade do "Sol Nascente",
Um programa com vários convidados ligados à vida social, económica e cultural, entre os quais, o Presidente da Câmara da Povoação, Pedro Nuno Melo, o Presidente da Junta de Freguesia, Sérgio Medeiros; o Presidente da Casa do Povo, Lenny Carreiro, e o Pároco, Octávio Medeiros, conhecido sociólogo da Universidade dos Açores.
Não faltarão os artistas locais com o seu artesanato, a construção de violas da terra a gastronomia tradicional, a singular qualidade do café da Fajã do Calhau, a história e o futuro do queijo de Água Retorta e a dinâmica do turismo rural, em particular da quinta do Sanguinhal.
Muita animação musical com a "Filarmónica Nossa Senhora da Penha de França" "Grupo Folclórico da Casa do Povo de Água Retorta", e ainda as cantoras, Lina Freitas e Mariza Dias.
Neste programa será ainda apresentada uma reportagem de Vasco Pernes e Rui Machado, sobre as festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, de Brampton - Canadá.
O "Atlântida" é um programa da RTP-Açores para a RTP-Madeira e RTP-Internacional, com produção de Victor Toste, realização de Carlos Melo e apresentação de Sidónio Bettencourt.
Ficha Técnica
- Título Original
- 2019
- Realização
- RTP Açores
- Produção
- Vitor Toste
- Autoria
- Apresentação de Sidónio Bettencourt
- Ano
- 2019
- Duração
- 90 minutos
- Série
- 18