25 Dez 2019
Neste programa, começamos por ir ao encontro de uma mulher verdadeiramente talentosa e inspiradora. Monáxi, lançou o seu primeiro EP, intitulado "Filha da Terra", onde respira as suas raízes angolanas, numa ligação a África através da música e dos instrumentos.
Foi no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, mais precisamente na exposição Moranças - Habitats Tradicionais da Guiné-Bissau, que a apresentadora Patrícia Figueiredo esteve à conversa com a cantora guineense Iragrett Tavares, para nos falar do seu percurso, mas também, do grande concerto "Fidjus Di Terra", em que será uma das artistas convidadas, para no próximo dia 31 de Janeiro, celebrar a cultura guineense.
Fomos conhecer a angolana Sandra da Costa, estilista e fundadora da marca Zeza Fashion, uma mulher de garra, empreendedora para quem as suas origens são a maior e melhor inspiração.
"Em Cartaz", esta semana, um filme brasileiro. "O Grande Circo Místico". Uma coprodução brasileira, portuguesa e francesa, rodada em Portugal e realizada por Cacá Diegues.
Continuamos a dar destaque à cultura guineense e marcámos presença numa sessão de poesia teve como tema a Poesia e a Evolução da Literatura Guineense. Uma reflexão sobre o passado e o presente da literatura da Guiné Bissau, com a companhia de Ernesto Dabó.
E na hora de lhe dar música, desta vez é a lindíssima Lura que traz o tema "Alguém di Alguém", uma verdadeira homenagem ao Funaná, essa marca cultural de peso, de Cabo Verde.
Contamos consigo. A sua companhia é fundamental. Fique connosco, aqui, na sua, na nossa, RTP África!