Ep. 1
Emílio repousa na sua caravana. A sua fala é arrastada, não se percebe muito bem o que diz. Continua a falar do ouro. Preocupado, Jonas chama a doutora Manuela para o examinar.
No jantar, Miguel apercebe-se das capacidades de Ricardo. Jasmim tem outra visão com Sara. A rapariga aparece triste e contente ao mesmo tempo, Jasmim fica muito intrigada com o que vê.
Ao sair da casa de Amélia, Dionísio é surpreendido por Orlando que o ataca e deixa inconsciente. A pessoa misteriosa entra de novo na casa de Amélia. Desta vez corta-lhe umas madeixas de cabelo. Ao sair de casa Amélia depara-se com o polícia caído no chão. A mulher procura ajuda junto de Filomena. Apesar da confusão, Amélia confessa a Filomena que Orlando nunca lhe fez nada e é um amor de pessoa.
Chegado ao circo, Orlando decide que tem de fugir. Despede-se de Fátima, Renato tenta impedi-lo, mas Filipe ajuda-o a escapar. Quando Dionísio informa a Amélia para vai fazer queixa contra o ex-marido, esta implora-lhe que não o faça.
Ao chegar à loja, Miguel e Artur deparam-se com uma janela arrombada. A pessoa misteriosa assaltou a loja, levou as cabeças de manequim e mais uns objetos. Miguel chama de imediato o senhor Martins para concertar a fechadura. Numa conversa sincera com Sara e Ricardo, Filomena consegue perceber quem é Zé Velho.
Ricardo revela como matou o homem e o impediu de fazer mal à irmã. Contou tudo o que aconteceu nos dez anos em que estiveram longe de casa. Depois de ouvir o relato, Amândio insiste que contem tudo à polícia, pois o que Ricardo cometeu foi crime. Após a discussão, Sara pede a Ricardo para ir para o quarto, de castigo.
Na pedreira, Artur elabora um plano para ficar com as terras de Emílio. Aproveita-se das condições físicas e psicológicas do dono do circo - um empregado de Artur faz-se passar pelo pai de Emílio, tenta convencê-lo que está vivo e que se encontre com ele na gruta.