O que seria a arte sem a loucura? Muitos artistas tiraram proveito da sua loucura para criar. E alguns deles, para criar grandes obras. De Vincent Van Gogh a Ernst Hemingway ou Salvador Dalí.
Neste episódio, iniciamos uma jornada pela arte através da loucura, que começou no século 15 com Bosco e terminou com o artista japonês Yayoi Kusama.
Neste passeio pelos mais frágeis caminhos da mente, praticaremos surf nas águas frias de Zarautz, no País Basco, para falar sobre a escultora Camille Claudel; vamos mergulhar no Reno para dizer por que a realidade feriu tanto Robert Schumann; e vamos ouvir as belas palavras de Leopoldo María Panero, um poeta que decidiu entrar voluntariamente num hospital psiquiátrico e que, no entanto, criou maravilhosos poemas sobre o seu estado mental.
Enquanto isso, ouviremos o testemunho de pessoas que, em alguma altura da sua vida, estiveram ou continuam presas em redes de alienação. As suas contribuições serão a peça chave neste grande quebra-cabeças sobre os mistérios da mente e da arte.