07 Jan 2020
Neste "Portugueses pelo Mundo", conhecemos três portugueses que se destacam na área do voluntariado na América Latina, em África e na América do Norte.
A viagem começa com o professor voluntário António Carvalho, 41 anos, que foi selecionado para um projeto de voluntariado em Condorcarqui, Santa Maria de Nieva, no Perú. Nas margens do Rio Neiva fala-nos da geografia do local e do "peque peque". Durante a conversa fala-nos da oportunidade e da adaptação às pessoas, ao clima e à comida. Segue-se a viagem de moto-táxi até ao Instituto Fé e Alegria 74, onde é voluntário e nos explica porque se sente "o irmão mais velho" da comunidade. Do Perú seguimos em direção a Toronto, no Canadá, onde Paula Medeiros, 36 anos, é voluntária na área social. O ponto de encontro para a conversa é num café galeria que costuma frequentar e é lá que nos fala das oportunidades naquela que considera uma das cidades mais multiculturais do mundo. Convida-nos para conhecer o Abrigo, para acompanhar um atendimento e visitar o centro de dia, frequentado maioritariamente por utentes de origem portuguesa. Durante a viagem disfrutamos de um passeio pelo High Park e pelo lago, duas das suas zonas preferidas da cidade, onde é possível fazer várias atividades gratuitas ou simplesmente relaxar, visitamos o bairro antigo de Kensington Market, e subimos à CN Tower, um dos pontos mais emblemáticos de Toronto.
É em África que temos a última paragem, desta vez em São Tomé e Príncipe, onde Benedita Mexia Alves, 23 anos, é voluntária na área de gestão e empreendedorismo. Conta-nos que foi através de um projeto da MOVE que foi parar ao país, fala-nos dos contrastes sociais, do valor que se dá às coisas e da imagem de marca: o sorriso permanente das gentes de São Tomé. Sempre com um dia preenchido que começa às sete da manhã e só termina ao anoitecer, fala com paixão do trabalho que desenvolve junto de cerca de oito empreendedores e confessa que uma das coisas que ficam na sua memória, são as viagens nas carrinhas lotadas, onde até peixe era trnasportado ao seu colo. No âmbito da sua ação de voluntariado, acompanhamos uma visita à Firma Efraim, em Monte Café, para uma sessão de trabalho. Durante a viagem ficamos a conhecer alguns dos seus locais preferidos para turismo, como as roças ou as fascinantes praias do sul, divididas entre verde e o azul da água. Nos seus locais de eleição estão o restaurante Tia Zaida onde é possível provar pratos típicos da região e ainda a discoteca Pirata. Apaixonada pelo trabalho que desenvolveu, revela vai guardar boas memórias desta experiência.