13 Out 2023
Mário Lúcio é o convidado deste episódio do Kintal di Belinha.
Mario Lúcio nasceu no Tarrafal, na ilha de Santiago, e aos 6 anos, já era um fenómeno da criatividade. Aos 12 anos tocava vários instrumentos, compunha e escrevia poemas. Aos 14 anos era um dos maiores músicos da sua geração, sendo parte da banda revolucionária de crianças o grupo Abel Djassi.
Como músico (cantor, compositor, arranjador e produtor), é uma referência devido à qualidade das composições, arranjos e filosofia dos seus álbuns, caracterizados por uma pesquisa itensiva sobre a música tradicional de Cabo Verde.
Fundador e líder do antigo grupo musical Simentera, um ex-libris da música cabo-verdiana, Mário Lúcio é um multi-instrumentista e as suas composições já foram gravadas por dezenas de artistas.
Mário Lúcio é também um dos músicos mais internacionais do país, com longas digressões por África, América, Europa, Ásia e duetos com Cesária Évora (Cabo Verde), Manu Dibango (Camarões), Gilberto Gil, Milton Nascimento (Brasil), Pablo Milanes (Cuba), Mario Canonge (Martinica), Maria João, Mário Laginha, (Portugal) entre outros.
Lançou recentemente o seu novo disco, o nono, Funanight.