A saída da comitiva russa está apenas a alguns dias de distância e os preparativos para sairem do país ocorrem a todos os níveis.
Jesper Berg tem ideias para ressuscitar o partido, mas quando apresenta o seu plano descobre que os membros do partido pretendem que ele renuncie ao cargo de Primeiro-Ministro para deixar de estar envolvido nos recentes acontecimentos.
HM acredita que uma pessoa chamada Eivind Birkeland poderá ser um dos líderes da Free Norway.
Birkeland está ativo no Youtube com publicações políticas contra os russos. A líder da PST, Wenche Arnesen, acha que os russos não vão sair voluntariamente do país, mas Jesper Berg não dá ouvidos às suas advertências. Ela contacta secretamente Birkeland para ajudar a resistência. HM avança na investigação e descobre onde Iljas e Stefan estão, e Wenche informa Birkeland. HM ainda consegue prender Stefan, mas Iljas consegue escapar.
Enquanto isso, Thomas Eriksen recebe dicas da Free Norway para ir a uma importante instalação de petróleo e gás em Viksund. Thomas percebe demasiado tarde que eles pretendem explodir o local.
Jesper Berg está prestes a anunciar a sua renúncia como primeiro-ministro e líder do partido quando é notificado de que uma bomba na fábrica de Viksund matou 18 russos e danificou a linha de gás principal que abastece a Europa. Os russos ainda não podem sair e Jesper Berg tem de permanecer Primeiro-Ministro...