Ep. 1
Pedro, com a farda de empregado do Vidago Palace, entra durante a noite no quarto de Carlota. Os dois têm muitas explicações para pedir um ao outro. Mas a chegada de Lívia impede-os de falar. Combinam encontrar-se na cabana, no dia seguinte.
Ao sair, Pedro cruza-se com as Manas Perliquitetes, que o reconhecem e ficam escandalizadas, pois sabiam da relação dos dois. Ficam em pulgas para contar o sucedido à Condessa.
No dia seguinte, Carlota e Pedro encontram-se na cabana. Os dois estão magoados um com o outro. Carlota, porque quando teve de voltar a Lisboa, escreveu uma carta apaixonada a Pedro, da qual não teve resposta e quando regressou a Vidago soube apenas que Pedro tinha ido combater para Espanha. E Pedro, porque quando leu a carta, Carlota lhe dizia que tudo tinha sido um erro e punha fim ao seu romance.
Ao falarem sobre a carta, apercebem-se de que a carta que Carlota escreveu e a carta que Pedro recebeu não são a mesma. Carlota finalmente percebe tudo. Foi a sua mãe que trocou as cartas.
As Manas Perliquitetes encontram Lívia e preparam-se para lhe contar que viram Pedro na noite anterior, quando surge Carlota que, decidida, enfrenta a mãe mostrando-lhe a carta falsa. Lívia e Carlota discutem. Carlota diz à mãe que não se vai casar com César Augusto. Lívia tenta como pode, ocultar a situação. Mas Carlota está decidida. Nessa noite vai ter com Pedro à festa popular de Vidago. Sente-se livre. O problema é que César Augusto também lá está e vê Carlota e Pedro a beijarem-se. César Augusto perde a cabeça...