Ep. 1
Carlota descobre que Pedro não morreu. Está prostrado na cabana, ferido e delirante, semi-inconsciente. Apenas consegue dizer a custo, "ajuda-me, Dolores".
Carlota, de imediato, leva Pedro com muito esforço até à casa dos seus pais, que ficam estupefactos ao descobrirem que Pedro está vivo. Enquanto os pais o ajudam a deitar-se na cama, Carlota volta ao Vidago Palace e pede ajuda a um médico, seu conhecido. Leva-o a casa de Pedro. Carlota permanece ao lado da família até que o médico os tranquiliza: Pedro vai recuperar, mas necessita de muito repouso e cuidados.
Antes que Carlota regresse ao Hotel, tocam à porta: são Xóan e Dolores, que conseguiram escapar dos guardas da fronteira. Carlota fica intrigada ao ouvir o nome Dolores. Percebe que é ela por quem Pedro chamava, no seu delírio.
Alberto conta aos dois fugitivos que Pedro está vivo. Ficam felizes, mas a notícia que eles trazem é diversa: suspeitam que Pepe foi feito prisioneiro.
A verdade é que Pepe efetivamente foi feito prisioneiro e está perante o frio e implacável Comissário Lopes. Sob tortura, o rapaz acaba por confessar que Dolores Câncio, a conhecida republicana, fazia parte do grupo que tentou fugir de Espanha para Portugal, grupo esse que o Comissário viu a falar com Alberto no Vidago Palace.
O Comissário Lopes centra então a sua atenção sobre Alberto e interroga-o. Alberto mantém a serenidade aparente. Fica aterrado com a ideia do Comissário vir a saber de Pedro e pede a Carlota que guarde segredo.
Carlota acede. Ainda deseja o melhor para Pedro, mas agora está convencida que Pedro a trocou por Dolores. Sofre em silêncio e apenas partilha com São que não quer ouvir mais falar de Pedro.
Entretanto, Pedro vai recuperando fisicamente, mas o seu coração continua dorido pelo que acredita que foi uma traição de Carlota. Estavam enamorados e decididos a fugir juntos, mas de súbito, ela voltou a Lisboa sem qualquer aviso, deixando-lhe, como despedida, apenas uma carta em que terminava a relação.
É a mãe de Pedro, Júlia, que lhe conta que se ele está vivo é graças a Carlota. Pedro fica em sobressalto. Se ela não o quer, porque se preocupou tanto com ele? Pedro toma uma decisão...