Ep. 1
2 de agosto de 1936. Perante uma elegante plateia, o campo de golfe do Vidago Palace é inaugurado pelo Presidente da República, Marechal Óscar Carmona.
Pedro continua inanimado no local onde foi atingido na noite anterior pela Guarda Civil Espanhola. Os seus companheiros de fuga, Pepe, Dolores e Xoán, estão convencidos de que morreu. Antes de regressarem a Espanha decidem ir a Vidago informar a família de Pedro do sucedido.
Carlota, que ignora todos estes acontecimentos recentes, acaba por se confessar à sua melhor amiga, São. Conta-lhe tudo: que ela e Pedro estão apaixonados, mas que ele partiu para a guerra de Espanha sem se despedir.
Alberto recebe a visita de Pepe, Dolores e Xoán. Contam-lhe que Pedro morreu. Mas sem se aperceberem, eles são observados através de uma janela pelo Inspetor Lopes.
Nessa mesma noite, durante o baile de gala, César Augusto tenta convencer Carlota a antecipar a noite de núpcias, mas é interrompido por Rosinha, a irmã mais nova de Pedro, que surge chorosa e revela a Carlota que Pedro morreu. Carlota fica em estado de choque. Sem conseguir pensar, corre sem destino...