Ep. 1
No restaurante, Gil refere que Adelaide faz bem a Valentim. Dulce, por sua vez,
concorda que quando se ama alguém, baixamos a guarda. Feliz, Gil declara a Dulce que a ama e que quer ficar com ela para sempre.
Adelaide procura Pedro para lhe contar que Álvaro voltou e que quer recuperar o tempo perdido. Pedro é da opinião que isso é uma ilusão. Apesar das advertências, Adelaide está decidida a dar uma nova oportunidade a Álvaro.
Telmo lê as cartas a Sandra e vê que esta vai viver um grande amor, brevemente.
Depois das lágrimas vai chegar um grande amor e felicidade. Desanimada, Sandra não acredita nele.
Pedro avisa Sofia que tem um mau pressentimento em relação a Álvaro. Sofia fica
preocupada e promete que terá uma conversa séria com a tia. Adelaide chega a casa e informa Cândida que vai viver com Álvaro. Afirma que a mãe lhe desgraçou a vida mas agora vai ser feliz à maneira dela. Impressionada com a determinação da filha, Cândida avança para o altar de Manuela e acende uma vela e pede orientação à filha falecida para tirar Álvaro da vida de Adelaide. Valentim chega ao quartel dos bombeiros e informa todos de que vai promover Domingos. Este fica muito feliz e abraça-o apesar de Valentim o avisar de que terá mais trabalho. Gil, Arnaldo e Evelina ficam tensos com a novidade.
Rita e Sofia tentam demover Adelaide de mandar tudo ao ar com Valentim, mas esta afirma que ama Álvaro e que quer ficar com ele. Sofia questiona que Álvaro possa não ser quem Adelaide pensa. No entanto, Adelaide está determinada em ficar com o seu antigo amor. Valentim está angustiado porque não consegue falar com Adelaide. Decide pedi-la em casamento para não a perder. Gil dá-lhe apoio e acha mesmo que o pai não deve perder mais tempo e deve ir em frente. Romão apanha Cândida a remexer nas suas coisas e Cândida fica nervosa com a situação.