Ep. 1
Adelaide entra em casa, ainda em choque, e diz a Cândida que Álvaro voltou. Sandra procura Luís na pecuária. Desabafa com ele que sente que falhou com Rogério. Luís acha que ela não tem de sentir culpa de nada e avisa-a para ter cuidado com as pessoas que bateram em Rogério. Telmo consegue convencer Madalena para lhe ler as cartas. Este deita as cartas e vê que ela está a apaixonar-se por alguém, mas avisa-a de que há outra mulher. Telmo insinua que seja Romão, mas Madalena não abre o jogo. Madalena fica séria e pensativa. André vai à oficina de Pedro para ir buscar o bengaleiro que lhe encomendou. Irritado, Pedro diz-lhe que não confia nele e adverte-o que Sofia ama outra pessoa. André não mostra qualquer intenção de se afastar e até acha que pode mostrar a Sofia que é com ele que ela deve ficar. Pedro fica inquieto. Sofia vai até à pecuária e pede desculpa a Luís pela forma como lhe falou, afirma também que não vai deixar que ninguém se intrometa na relação deles. Romão conversa com Raul sobre o seu plano para tirar a pecuária a Luís. Angustiado, Raul não quer saber de plano nenhum pois quer ter a consciência tranquila. Romão cede, mas fica desiludido com ele. Quando entra no quartel dos bombeiros, uma senhora assusta-se com a jiboia e entra em paragem respiratória. Prontamente, Domingos reanima-a e Evelina elogia o seu ato heróico.
Valentim pergunta a Gil se viu Adelaide, não sabe dela nem consegue falar com ela ao telefone. Gil aconselha o pai a ir a casa dela e Valentim concorda, apesar de não querer cruzar-se com Cândida.
Adelaide conversa com Cristina, apesar de já ter tomado a medicação, está muito nervosa por ter reencontrado Álvaro. Cristina acha que Adelaide deve resolver, de vez, aquele capítulo da sua vida, antes de avançar para uma nova etapa com Valentim.
Cândida dirige-se a Álvaro e recorda-o que lhe pagou, há muitos anos atrás, para ele se afastar de Adelaide e ir embora, de vez. Exige que se afaste imediatamente. Calmo, Álvaro explica que está ali por coincidência e que apesar de ter amado muito Adelaide, quer seguir com a sua vida, longe dessas confusões.
Valentim visita Adelaide e percebe que ela não está nada bem. Oferece-se para ficar com ela. Adelaide afirma que não é preciso.
No quartel dos bombeiros, Valentim dá os parabéns a Domingos por ter salvado Francisca. Arnaldo entra e comunica a todos que apanhou a cobra. Domingos fica cheio de ciúmes enquanto Valentim fica impressionado. Sandra está triste porque não conseguiu ajudar Rogério quando ele mais precisou. Apesar disso, Telmo afirma que ela foi uma heroína nessa história e abraça-a. Luís e Sofia almoçam no restaurante quando André entra. Este dirige-se a eles e provoca Luís, afirmando que este é arguido num processo de violência doméstica. Sofia pede a Luís para o ignorar, mas Luís levanta a voz e manda-o desaparecer, de vez, da vida de Sofia.