Ep. 1
Cármen alerta Luís para possíveis retaliações de Romão. Cármen estranha que Luís não tenha perguntado por Sofia e ao falar-lhe no assunto fica espantada pelo filho lhe dizer que são águas passadas. Luís despede-se da mãe e atende uma chamada de alguém a quem ele confidência já ter saudades.
Valentim tenta animar o filho, dizendo que ele pode pedir trabalho a Luís ou integrar os bombeiros. Gil fica sensibilizado pela oportunidade que o pai lhe está a dar.
Domingos aparece no quartel furioso com Telmo e mostra-lhe a revista que diz que são namorados. Telmo fica animado por fazer ciúmes a Marco. Domingos diz-lhe que ele tem de desmentir a notícia.
Luís e Cármen conversam sobre a gestão da pecuária. Luís comenta que já tem uma pessoa de confiança para trabalhar com ele e irá fazer entrevistas para formar a equipa. Cândida expressa o seu pesar pela partida da filha, de seguida é Sofia que muito emocionada dirige algumas palavras, mas ao ver Luís a aproximar-se fica muito nervosa. Os dois olham-se intensamente. André fica irritado ao aperceber-se da situação e vai para junto de Sofia.
Pedro comenta com Jorge que sente uma inquietação e angústia, pressente que qualquer coisa não está bem. Pedro volta a dizer que Manuela não está morta e sente que algo de mau está para acontecer.
Felícia diz a Cármen que vai ao mercado. Cármen está a trabalhar no computador e é surpreendida por uma pessoa encapuçada que lhe aponta uma arma e lhe dá um tiro.
O agressor tenta alcançar o corpo de Cármen, mas nesse momento Felícia volta e o agressor foge. Felícia fica em pânico ao ver Cármen inanimada e ensanguentada.
No fim da cerimónia, Sofia cumprimenta Luís. Ele recebe uma chamada e fica transtornado. Sai a correr.
No quartel estão todos a postos para a cerimónia, quando Evelina informa Valentim que vai para a Herdade das Estevas porque Cármen levou um tiro. Valentim pede de imediato a Raúl que o substitua e acompanha Evelina.
Cármen está a ser assistida pelos bombeiros e por sorte, a medalha que usava, salvou-a do impacto da bala e por isso os seus ferimentos são ligeiros. Jorge vai contar a Pedro o que aconteceu a Cármen. Pedro sente-se culpado por não ter feito nada, apesar do seu mau pressentimento.