Ep. 1
O ambiente na festa de Rita é muito constrangedor. Manuela volta a gritar e os convidados de Rita saem todos. Rita e Gabriel ficam para o fim, mas antes de saírem, Rita diz à mãe que a odeia. Manuela queixa-se do comportamento de Rita, considera uma injustiça. Gabriel conta à mãe e à avó, que a festa surpresa de Rita foi um desastre. Rita conta a Sofia o que aconteceu. Porém a irmã chama-lhe a atenção que ela deve ser mais responsável. Rita pede-lhe para lá ficar uns dias a dormir em casa e Sofia aceita desde que ela fale com os pais. Manuela está furiosa com o que se passou com a Rita e discute com Romão pela sua passividade com a filha. Romão diz-lhe que a Rita é rebelde por ter uma mãe exigente e egocêntrica. Romão pergunta a Manuela o que faria a Rita se ouvisse a gravação acerca das mortes mas Manuela diz-lhe para não pôr a filha na guerra entre os dois. João está no clube de pesca quando aparece o cliente mafioso, ele entrega-lhe um envelope com o que diz ser a sua parte do negócio. João recebe e apressa-o para que saia do clube, mas o mafioso propõe-lhe um novo trabalho. Diz-lhe que está interessado no novo equipamento de desencarceramento dos bombeiros de Évora.
João fica tentado em fazer o trabalho, com a condição de ser o equipamento de bombeiros de Montemor, e se ficar com metade do dinheiro. Rogério e Sandra jantam no Sericaia, os dois oficializam o namoro. Felizes e apaixonados combinam que está na hora de Sandra ir jantar à herdade para provar os cozinhados de Felícia. Romão tenta demover Rita de ir passar uns dias a casa de Sofia, mas sem sucesso. Sofia conta a Adelaide e Cristina que Rita vai passar uns dias com elas. Romão liga a Sofia a pedir-lhe para convencer a irmã a voltar para casa. Sofia receia que Rita não esteja disposta a ceder. Rita não quer ir às aulas e Sofia explica-lhe que é obrigatório, se ela quer morar lá em casa. Sofia chama a atenção de Rita para o facto dos pais já não lhe darem dinheiro, alerta-a que ela tem de arranjar uma solução. Adelaide conta às sobrinhas que tem passado mal as noites.
Pedro e Carmen vão ao clube de pesca e ficam a saber por Cremilde e António que João está muito mudado desde que entrou para os bombeiros. De súbito Pedro tem um mau pressentimento e diz aos pais que devem estar atentos ao João. Valentim alerta a corporação para a importância do cumprimento dos horários, repara que João não está presente e mostra o seu desagrado.
Toca a sirene e Valentim informa que há um incêndio perto e que ele ficará no quartel em apoio. A corporação sai e Valentim vê João com um comportamento estranho e com uns sacos, hesita em chamá- lo, mas decide ir atrás dele. A dada altura chega ao restaurante uma encomenda de carne da Costa Cardoso e Alzira fica furiosa por Raúl ter encomendado carne a Romão, sem lhe ter dito nada. Os bombeiros regressam ao quartel, Valentim está à espera deles e chama João para lhe falar no atraso dessa manhã. João mente e Valentim muito desiludido com ele faz sinal ao inspetor da polícia para deter João por furto qualificado. Valentim diz-lhe que o seguiu até ao encontro com o seu cúmplice e o dinheiro que está no seu bolso faz prova disso.