Ep. 1
Manuela conta a Cândida que o seu plano não surtiu efeito. Cândida fica muito irritada e Manuela frustrada por estarem dependentes de Romão. Romão pretende ir festejar com Graça a afronta que fez a Manuela e oferece-lhe um vestido para ela usar nessa noite. Graça fica encantada.
Rita fica espantada com a adesão de convidados à sua festa. Gabriel mostra-se preocupado. Manuela entra no quarto de Rita para lhe dar os parabéns e dá a entender que lhe vai organizar um jantar-surpresa. Romão pressiona o advogado para poder retomar os trabalhos na mina. O advogado lembra a Romão que só lhe resta mesmo esperar e conseguir a licença para recomeçar os trabalhos. Romão fica furioso e comenta com Gil que o seu único ânimo é a noite anterior ter sido fantástica. Romão conta a Gil que Manuela tentou correr com ele de casa, mas ele usou a gravação que captou e ela ficou na sua mão.
Telmo diz a Evelina que vê nas cartas que no amor há uma mudança, viagem e a possibilidade de ser correspondida. Evelina fica com a certeza de que Jorge irá mesmo para Lisboa. Telmo aconselha-a a estar atenta, pois ele também não esperava encontrar o Marco e aconteceu. Jorge vai jantar à herdade e conta aos amigos que decidiu aceitar o convite para ir trabalhar para Lisboa. Carmen pergunta-lhe se a ida dele para Lisboa tem alguma coisa a ver com Mónica, mas ele nega e confessa que nem a quer encontrar. Jorge pede ao amigo que cuide da sua saúde.
Rita e Gabriel estão a tratar da festa, Alzira aparece e conta-lhe que quando Gabriel fizer anos lhe vão organizar uma festa que será como ele quiser. Rita lamenta que a sua mãe não seja assim. Gabriel recebe uma mensagem de Manuela a convidá-lo para um jantar-surpresa nessa noite e sente-se ainda mais comprometido.
Romão mostra a Graça o colar de pérolas que comprou para oferecer a Rita. Graça diz-lhe que não é o ideal para Rita. Romão fica apavorado e receia já não conseguir comprar nada a tempo. Graça ajuda-o a fazê-lo pela internet.
Carmen comenta com Pedro que gostava que o Valentim voltasse ao trabalho. Pedro oferece-se para ir falar com ele, mas Carmen não aprova a ideia. Sandra comenta com Dulce que a relação dela e Rogério está a ser muito cautelosa, vão fazer as coisas com calma. Dulce pergunta-lhe se Luís e Sofia estão juntos. Sandra diz-lhe que não sabe mas pode perguntar, Dulce diz-lhe que talvez seja melhor nem saber.
Jorge conta a Evelina que decidiu deixar Montemor e ela mostra-se profundamente triste. Jorge diz-lhe que de seguida vai comunicar a todos os bombeiros, mas Evelina não o acompanha. A festa de Rita está a decorrer. Rita está muito contente e Gabriel muito nervoso.
Manuela entra em casa e fica em choque. Vai até ao centro da sala e grita dizendo que quer todos na rua. Rita enfrenta a mãe e diz-lhe, de maneira a que todos oiçam, que a casa é sua e como é o seu dia de anos, se a Mãe e a avó não quiserem ficar na sua festa, devem ser elas a sair.