Ep. 1
Sofia vai ter com Pedro e conta-lhe que falou com a Carmen e ela lhe pareceu preocupada. Pedro diz-lhe que está a fazer uma espécie de retiro espiritual. Sossega a filha dizendo que irá falar com Carmen. Sofia conta ao pai que voltou a ter uma visão, mas o pai considera que pode ser apenas cansaço.
Alzira está feliz por ter muitas reservas para o primeiro dia do porco preto, mas Júlia mostra-se apreensiva por terem enfrentado Romão.
Carmen vai falar com Pedro, ele diz-lhe que não lhe pode explicar o motivo por que não vai voltar para a herdade, mas assegura que é para o bem dos dois. Carmen acusa-o de ser o mesmo egoísta de sempre. Adelaide está nauseada e vai para o seu quarto.
Cristina recebe uma chamada de Domingos que a convida para ir almoçar ou jantar com ele. Cristina diz-lhe que lhe liga de volta a confirmar. Domingos não acredita que Cristina lhe volte a ligar e fica desanimado.
Carmen cruza-se com Valentim e ele diz-lhe que sabe que Pedro saiu da herdade. Carmen fica desconfortável com a conversa e diz-lhe que ele irá voltar em breve. Valentim fica incomodado.
Telmo coloca flyers publicitando os seus serviços de leitura de tarot, na sala de convívio dos bombeiros, mas oferece uma leitura grátis a Evelina que lhe pede para saber de Jorge vai trabalhar para Lisboa e os dois combinam para o dia seguinte. Valentim passa as ordens do dia aos bombeiros, João chega atrasado e o comandante chama-lhe a atenção. Soa a sirene nos bombeiros e são informados que ocorreu um acidente. João quer participar, mas recebe a ordem de Valentim para ficar no quartelem apoio.
Luís assiste à tristeza da mãe e confessa a Rogério que está a perder a paciência para o Pedro.
Pedro conta a Jorge o que se passa. Jorge acusa Pedro de ser um sacana e se fosse a ela, nunca mais o ia querer ver à frente. Pedro insiste que não lhe vai contar porque ela não iria acreditar. Jorge diz-lhe que ele é um idiota.
Rita e Sofia almoçam no Sericaia, Sofia confessa que lhe custa estar ali depois do que aconteceu a Ricardo. Romão aparece e cumprimenta as filhas, enquanto dá a indicação a Gil para tratar de uma mesa para os dois. Raúl não tem nenhuma mesa disponível, mas Romão diz-lhe que tem uma reserva feita no nome de Judas, o nome de um traidor. Cremilde e António tentam arranjar um evento semelhante ao do Sericaia, mas que inclua a pesca e a cozinha.
Os bombeiros regressam ao quartel e Evelina conta a João que a ambulância foi assaltada, ficou sem o equipamento e não conseguiram prestar apoio aos acidentados, tiveram de esperar pelo INEM. João fica muito tenso, mas disfarça.
Cândida aparece e Manuela conta-lhe o seu plano para pôr Romão fora de casa. Conta que vai pôr as malas dele à porta de casa e ele vai querer justificações, irá ter com ela e depois ela vai aparecer com um ferimento que dirá que foi ele que o causou, o que fará com que Rita o odeie.