Ep. 13 09 Jun 2016
Em 1960 Ettore Sotass declarou que o design era uma forma de discutir política, sociedade, erotismo, comida e até design. Ou seja, uma forma de construir uma metáfora sobre a vida. Neste episódio do DESIGN PT vamos começar por perceber o design que invade a casa de todos os portugueses
através do design das embalagens dos produtos que consumimos diariamente. Temos assistido nos últimos tempos a um interesse renovado pelo vintage que se traduz na procura de produtos originais portugueses.
O surgimento de um orgulho nacional está ligado a marcas como A VIDA PORTUGUESA lançada em 2007 por Catarina Portas.
Portugal desempenhou um papel crucial na produção artesanal até inícios dos anos 70. Seguiram-se anos difíceis e com a revolução comercial global,
foi-se assistindo ao desaparecimento da longa tradição artesanal e manufatureira do nosso país.
Hoje assiste-se em Portugal a um renascimento das artes artesanais e uma das duplas de designers que contribuiu para esse interesse renovado do design pelo artesanato foi Álbio Nascimento e Kathi Stertzig : os THE HOME PROJECT.
Uma definição convencional do termo design diz que o processo de design acontece quando tecnologia, arte e cultura convergem de modo a resolver questões da vida quotidiana.
O termo inglês "food design" parece cada vez mais em presente, no nosso quotidiano quer nas formas da nossa comida quer na forma como comemos. A expressão fabrico próprio há muito que faz parte do vocabulário dos portugueses, mas a história complica-se quando 3 designers: Rita João, Pedro Ferreira e Frederico Duarte escolhem esta expressão para título de um projeto, cujo subtítulo é "O design da pastelaria semi industrial portuguesa".
Ricardo Mealha foi designer e diretor de arte, dos mais talentosos designers de comunicação portugueses dos últimos anos.
Morreu prematuramente aos 47 anos em 2015, pouco tempo antes concedeu ao DESIGN PT a partir do LUX uma entrevista única sobre a sua intensa vida profissional que se estendeu a várias áreas da comunicação visual.