Ep. 13 09 Jun 2016
A procura de renovação das artes decorativas e a génese do design em Portugal no final do século XIX início do século XX, foi apoiada em estudos
das nossas tradições artesanais e levados a cabo por criadores como Rafael Bordalo Pinheiro. Este homem, que foi um visionário, além de uma importante obra na ilustração e no cartoon político, na cerâmica criou há mais de 100 anos peças que hoje continuam a circular pelo mundo inteiro.
A Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha foi fundada por Rafael Bordalo Pinheiro em 1884. Em 1908, Manuel Gustavo, prosseguindo o trabalho do pai funda a Fábrica de San Raphael que em 1922 muda a designação para Fábrica de Faianças Artísticas Bordalo Pinheiro. A fábrica entrou no século XXI à beira da falência tendo sido salva em 2009 pelo Grupo Visabeira.
A obra única de Bordalo Pinheiro é revisitada pelo DESIGN PT a partir do lugar onde foi imaginada e criada: Caldas da Rainha.
Um dos autores de design de produto que se tem vindo a destacar no design nacional é sem dúvida Fernando Brízio, autor de uma obra singular com reconhecimento nacional e internacional, tendo já inclusive, na sua vasta obra, criado um projeto a partir do imaginário bordaliano.
Jorge Silva é um designer gráfico especializado em design editorial e direção de arte de publicações periódicas. O editorial e a ilustração são duas das suas paixões. O Silva Designers é o estúdio de design de comunicação em foco neste programa.
Numa história resumida do editorial e do design gráfico português revisitamos algumas das mais célebres revistas do final século XIX ao século
XX.