Programas tv

Design PT

Arte e Design

Géneros

  • Outros

Informação Adicional

Arte e Design

Episódio 12 de 13 Duração: 28 min

O crítico americano Hal Foster afirmou que "Vivemos todos numa economia política do design em que tudo, desde os genes aos jeans, e todos independentemente da classe ou situação social estão sujeitos ao design." (Design and Crime, Verso, 2002). Porque é que a palavra design tem tanta importância no discurso da cultura contemporânea é o que temos tentado perceber neste programa. Neste episódio nº 12 abordam-se as relações entre arte e design. Tem sido crescente o número de curadores contemporâneos que procuram privilegiar as relações entre arte e arquitetura ou entre arte e design. Delfim Sardo, autor das primeiras reflexões sobre curadoria em design, foi o curador de duas importantes exposições que relacionaram arte e design. Os próprios artistas plásticos dedicaram-se à criação de mobiliário e objetos, numa diluição de fronteiras do próprio design, destacando-se neste domínio o contributo de Francisco Rocha, Cristina Ataíde e José Pedro Croft. Estes dois últimos já tinham fundado em 1986 em Alenquer a empresa MADE IN que se dedicava à transformação de mármore e rochas ornamentais em peças que faziam a ponte entre o design e a escultura.
O filósofo Vilém Flusser referiu num ensaio dos anos 90 que "Na vida contemporânea design indica mais ou menos o sítio onde arte e tecnologia aparecem no mesmo patamar contribuindo para uma nova forma de cultura." É assim que se posiciona a reconhecida artista portuguesa Joana Vasconcelos.
Para esta artista o campo do design é uma fonte de apropriação susceptível de ser integrada no campo actual da criação artística.
No design de comunicação visita a dois estúdios a norte: This is Pacifica e o estúdio DROP do designer João Faria.
Destaque também para o trabalho que a designer Vera Tavares tem realizado para a editora Tinta da China. Obras que se destacam não só pela sua irreverência literária mas também pela qualidade do seu design gráfico. Na ilustração revelamos o trabalho de dois dos mais talentosos ilustradores nacionais: Mariana, a Miserável e André da Loba.
Gonçalo Prudêncio é um dos nomes a ter em conta quando se fala de design de produto, mobiliário e interiores. A sua marca é: GPOD - Gonçalo Prudêncio Office for design. Tudo o que faz é produzido em Sintra e a matéria prima é 100 por cento nacional.
O banco Munge é um dos seus produtos mais bem sucedidos e é uma das peças de mobiliário dos apartamentos The Lisbonaire no centro de Lisboa, entre tantos outros espaços públicos de norte a sul do país, que acolhem peças desenhadas por
Gonçalo Prudêncio.
Espaços como a Galeria Zé dos Bois no Bairro Alto asseguraram um espaço importante de criação e afirmação de designers mais posicionados para o sector cultural. Uma das referências no design gráfico português - o estúdio Barbara Says é um dos projetos associados à historia de comunicação da ZDB.
Antonio Silveira Gomes e Cláudia Castelo são o núcleo duro deste estúdio que foi fundado em 1996 por José Albergaria e Nuno Horta Santos. Atualmente José Albergaria vive e trabalha em Paris, onde tem o estúdio Change is Good que assina algum do melhor design que circula hoje pela capita francesa e que vai estar também em destaque neste episódio do Design PT.

Ficha Técnica

Título Original
Design PT
Intérpretes
Apresentação de Isabel Lopes Gomes
Realização
Isabel Lopes Gomes
Produção
Filbox Produções
Ano
2015
Duração
28 minutos