
Rui Penha (Licenciatura em Música (Composição) e Doutoramento em Música)
Ep. 13 01 Abr 2016
Neste episódio, apresentamos a investigação da Doutora Neste episódio, apresentamos a investigação da Doutora Inês Gonçalves e o seu percurso. Contamos com os testemunhos do Investigador Coordenador no IPATIMUP, Dr. Celso Reis; da Investigadora do INEB, Dra. Cristina Martins; entre outros.
Licenciou-se em Microbiologia na Universidade Católica e prosseguiu os estudos com um Doutoramento em Engenharia Biomédica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com a tese "Molecularly engineered materials for selective albumin binding to reduce the risk of thrombus formation".
Venceu o prémio Pulido Valente pelo seu artigo publicado na revista Internacional Biomaterials, sobre melhoramento de biomateriais que contactam com o sangue humano.
Esteve num programa de Pós-doutoramento no Instituto de Engenharia Biomédica ((tese: "Glycosylation of mucoadhesive microspheres to eliminate H. pylori gastric colonization").
Com o projecto "Biomedical Engineering for Regenerative Therapies and Cancer", foi uma das vencedoras das "Medalhas de Honra L"Oréal Portugal para Mulheres na Ciência" e premiada com 20 mil euros.
Neste episódio, vamos até ao INEB e IPATIMUP, onde a Dra. Inês Gonçalves apresenta-nos a sua mais recente investigação que consiste na criação de biomateriais como método alternativo no tratamento da Helicobacter pylori - estudo inovador no combate ao cancro gástrico.
O cancro gástrico tem sido associado à persistência da infecção provocada pela bactéria Helicobacter pylori (H. pylori) no estômago, sendo por isso comum a indicação médica para erradicação desta bactéria. O tratamento actual recorre ao uso de antibióticos mas é ineficaz em 20_ dos casos, deixando um número de pessoas que estimo em potencialmente 140 milhões sem solução alternativa. O objectivo do projecto é eliminar esta bactéria (que infecta 80-90_ dos portugueses), através do desenvolvimento de uma terapia inovadora que recorre ao uso de biomateriais com forma de microesferas. Quando tomadas por via oral, deverão ligar-se às bactérias no estômago, removendo-as pelo trato gastrointestinal. Estas microesferas, produzidas a partir de um polímero natural e revestidas com ligandos específicos para as bactérias, deverão constituir uma alternativa ao uso de antibióticos para eliminação de H. pylori, prevenindo assim o desenvolvimento de doenças gástricas associadas, como o cancro do estômago.
Rui Penha (Licenciatura em Música (Composição) e Doutoramento em Música)
Ep. 13 01 Abr 2016
Pedro Figueira, Licenciatura em Física, Doutoramento em Astrofísica
Ep. 12 25 Mar 2016
Cátia Oliveira (Doutoramento em Psicologia Clínica)
Ep. 11 18 Mar 2016
Catarina Serra (Doutoranda em Energia Sustentável)
Ep. 10 11 Mar 2016
Ary Ferreira da Cunha (Doutorando em Direito - Faculdade de Direito da Universidade do Porto)
Ep. 9 04 Mar 2016
Ana Sofia Cruz (Doutoramento em Psicologia - Universidade Fernando Pessoa)
Ep. 8 26 Fev 2016
Ana Martins (Doutoramento em Psicologia - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto)
Ep. 7 19 Fev 2016
Nuno Franco (Doutoramento em Ciências Biomédicas - Faculdade de Ciências da Universidade do Porto)
Ep. 6 12 Fev 2016