
Rui Penha (Licenciatura em Música (Composição) e Doutoramento em Música)
Ep. 13 01 Abr 2016
Neste episódio, apresentamos a Doutora Cátia Oliveira e o seu percurso, e podemos contar com testemunhos do Psiquiatra e Sexologista, Francisco Allen Gomes; do Professor e Diretor do Laboratório de Investigação em Sexualidade Humana na Universidade do Porto, Pedro Nobre; entre outros.
Licenciou-se em Psicologia na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Prosseguiu os estudos com um mestrado em Psicologia Clínica/Sexologia na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Na mesma área desenvolveu a sua investigação de Doutoramento ("Determinantes Psicossociais da Dor Sexual na Mulher Portuguesa"). Neste momento encontra-se num programa de pós-doutoramento na Universidade do Porto, tendo como temas de investigação a Sexualidade Feminina, Terapia Sexual e Mindfulness.
A dor é um fenómeno comum e essencial ao equilíbrio e sobrevivência humana, que tem sido estudado deste a Antiguidade. De natureza variável e complexa, assume por vezes um carácter permanente com causas pouco claras, tendo por isso um impacto significativo nas diferentes áreas de vida da pessoa. Quando associada ao contexto sexual da mulher, a dor parece assumir um papel de ainda maior complexidade e desafio, talvez decorrente das várias limitações a que o estudo da sexualidade feminina tem sido sujeita ao longo do tempo. Neste contexto, o objetivo do presente estudo consistiu em avaliar a influência de diferentes variáveis psicossociais em mulheres com dor sexual, comparando-as com mulheres com dor crónica, mulheres com outras dificuldades sexuais e mulheres da população geral, sem nenhuma destas dificuldades. De uma forma geral, os resultados demonstraram a importância destas variáveis na vivência da dor sexual e na respetiva intensidade da dor. Revelaram ainda que a dor sexual apresenta aspetos em comum, quer com a dor crónica, principalmente ao nível da relação com a dor, quer com outras disfunções sexuais, nomeadamente em termos cognitivos e relacionais. O presente estudo vem assim reforçar a ideia de que este é um quadro clínico multidimensional e complexo, trazendo consigo importantes implicações ao nível da sua conceptualização, avaliação e tratamento. O mesmo pretende ainda contribuir para a desmistificação da dor sexual entre as mulheres portuguesas e sociedade em geral, e promover uma procura ativa de ajuda face à presença destas dificuldades.
Rui Penha (Licenciatura em Música (Composição) e Doutoramento em Música)
Ep. 13 01 Abr 2016
Pedro Figueira, Licenciatura em Física, Doutoramento em Astrofísica
Ep. 12 25 Mar 2016
Cátia Oliveira (Doutoramento em Psicologia Clínica)
Ep. 11 18 Mar 2016
Catarina Serra (Doutoranda em Energia Sustentável)
Ep. 10 11 Mar 2016
Ary Ferreira da Cunha (Doutorando em Direito - Faculdade de Direito da Universidade do Porto)
Ep. 9 04 Mar 2016
Ana Sofia Cruz (Doutoramento em Psicologia - Universidade Fernando Pessoa)
Ep. 8 26 Fev 2016
Ana Martins (Doutoramento em Psicologia - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto)
Ep. 7 19 Fev 2016
Nuno Franco (Doutoramento em Ciências Biomédicas - Faculdade de Ciências da Universidade do Porto)
Ep. 6 12 Fev 2016