Programas tv

Coleção de Sonhos e Desilusões

Imagem de A Rota do Âmbar: A Caverna Sombria

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

A Rota do Âmbar: A Caverna Sombria

Episódio 8 de 22 Duração: 50 min

Âmbar: uma pedra que flutua, queima e conserva vários milhões de anos de vida. Na verdade não sendo uma simples pedra, mas uma pedra preciosa, o âmbar sempre fascinou os governantes poderosos. O Imperador romano Nero estava tão obcecado com "o ouro do Norte" que usava milhares de pedaços de âmbar para transformar os jogos de gladiadores num evento arrebatador. Frederico I da Prússia mandou artesãos construir um presente para si próprio verdadeiramente soberbo: a Sala de Âmbar que é considerada um dos mais valiosos tesouros de arte do mundo.
Foi tão fortemente admirada por Pedro, o Grande, que Frederick I acabou por oferecer os originais painéis de âmbar incrustado ao czar russo. No entanto, a realeza ansiava pela resina fossilizada a qual, há muito tempo, acreditava-se ter poderes mágicos.
Durante as escavações no local onde foram sepultados os reis de Micenas, o arqueólogo alemão Heinrich Schliemann não só descobriu um grande tesouro de ouro, mas também de âmbar.
No túmulo do faraó egípcio Tutankhamon e no hipogeu real de Qatna foram igualmente encontrados objetos antigos de âmbar.
Mas como chegou o âmbar até esses túmulos? Será possível que tenha sido transportado por milhares de quilometros desde o Mar Báltico até à Síria, Grécia e até mesmo para ao Egito dos faraós há mais de 3.000 anos? Na verdade, deve ter existido uma rota comercial que ligava as duas extremidades do mundo como era conhecido na altura. Uma antiga rota desde o rio Nilo até às paisagens distantes e enevoadas do Norte. Será que essa rota realmente existiu?

Ficha Técnica

Título Original
Terra X Collection
Produção
Divers
Duração
50 minutos