Atendimento nos serviços
Ep. 63 03 Set 2015
Os consumidores valorizam mais os preços e as promoções do que a fidelidade às marcas. Uma conclusão do mais recente estudo da GFK, que revela que 80_ dos portugueses opta por outras soluções quando está insatisfeito e que 60_ considera a opinião de amigos e familiares no momento da compra.
Além desta infidelidade relativamente às marcas, a análise da GfK verifica que os consumidores estão mais interessados em equipamentos que facilitem as tarefas do quotidiano, registando-se também um aumento da conectividade entre consumidores através de dispositivos móveis.
Uma tendência que está a despoletar comportamentos de "smart shopping", nomeadamente a comparação de preços em loja (40_), até porque o preço é já um dos critérios decisivos para a aquisição de um produto ou serviço, em Portugal (71_).
Já o estudo "Consumo: 2009-2014, os anos que mudaram tudo", lançado pelo Observador Cetelem, verifica que: Face a 2014, os portugueses melhoraram significativamente a perceção da situação do país; A par dos britânicos, são os únicos europeus com intenções de aumentar as poupanças em 2015; São os que mais afirmam ter reduzido as compras por impulso; São os consumidores que, desde a crise, confessam negociar mais os preços; São aqueles que mais apontam a crise económica como um dos três fatores que explicam as mudanças de comportamento de consumo; Estão entre os consumidores que mais fazem partilha ou troca de bens desde a crise; Estão entre os que mais defendem a abertura das lojas ao domingo.
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