A lenda do Barqueiro da Beira Baixa inspirou o realizador Bruno Rosa.
A história popular transmitida de forma oral perde-se no tempo e conta que numa noite fria de outono, um barqueiro fanfarrão e avarento faz o favor de ajudar uma bela moça a atravessar o rio. No meio de uma longa espera e sob a ameaça de uma trovoada iminente, as palavras e a valentia do barqueiro vão ser postas à prova.
Este drama protagonizado por Alexandre Barata, Pedro Bernardino e Mia Tomé foi rodado nas Aldeias do Xisto e nas margens do rio Zêzere.
"O Homem que Remava o Barco" é o quarto filme de Bruno Rosa e foi realizado na universidade da Beira Interior.
Nesta emissão é também exibido "Inquérito Privado" de Henrique Bento, fotógrafo, realizador, produtor, argumentista, filósofo, autor de sete filmes, formado em vídeo, comunicação e multimédia na Universidade Lusófona de Lisboa.
"Inquérito Privado" foi um filme rodado sem orçamento e foi finalista do prémio ZON Criatividade.
O flme conta a história de Leopoldo, homem apaixonado pela sua filha Dora, e que enfrenta esse fantasma através duma alucinação com "outra personagem".
Finalmente damos a conhecer o alemão Sven Dreesbach, storyeller visual, autor do filme "Willow Creek".
Esta é a primeira curta-metragem de Sven Dreesbach, que integrou as equipas de feitos visuais dos filmes "Zodiaco" e "O Estranho Caso de Benjamin Buton", de David Fincher.
Trata-se de um filme rodado com iPhone, na costa da Califórnia, e está na competição da 2ª edição do festival mobile Super 9.