Programas tv

O Povo Que Ainda Canta

Alto Minho

Géneros

  • Musicais

Informação Adicional

Alto Minho

Episódio 14 de 26 Duração: 25 min

Neste episódio da série "O Povo que Ainda Canta", viajamos pelas terras do Alto Minho onde os acordéons, as concertinas, os grupos de cantadores e cantadeiras e as rodas de vira pulsam espontânea e informalmente.
Considerado pelo folclorista português Pedro Homem de Mello como o melhor dançarino do Alto Minho, Desidério Afonso baila veloz e acrobático a Góta de Dem e conta-nos histórias de como se vivem e viveram estas danças e cantares no Alto Minho ao longo do tempo. O foco principal deste episódio é a Romaria de S. João d"Arga. Nesta festa incomparável, o folclore desce dos palcos e milhares de pessoas acodem de todo o lado para deixar-se levar na euforia das rodas de vira e das desgarradas. Segundo conta Desidério, foi preciso combater o facilitismo da música gravada e difundida pelos altifalantes para que hoje a energia da festa se renove e cresça a cada ano mantendo as suas ligações viscerais com o passado.
Neste episódio, ouvimos também timbres de vozes que acordam diretamente essas vísceras como as Cantadeiras de S. Martinho do Crasto ou as Cantadeiras do Vale do Neiva. E vemos o culto religioso em todo o seu esplendor.
Entre Caminha, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez e Ponte de Lima, viajamos para além dos ranchos e grupos organizados deixando-nos levar pela espontaneidade da festa da música e do baile, como as rodas de vira que acontecem em Arcos de Valdevez todos os domingos à tarde.

Ficha Técnica

Título Original
O Povo Que Ainda Canta
Realização
Tiago Pereira
Produção
A Música Portuguesa a Gostar de Ela Própria
Ano
2014
Duração
25 minutos