Mais verdejantes pastos
Ep. 1
Nas ruas de Beirais, Clara caminha em passo rápido com o seu pedómetro e fica orgulhosa pois conseguiu fazer dez mil passos. De repente, Clara ouve um som estranho vindo do céu e já na casa de turismo conta a Rita e a Susana que viu um pássaro novo, um trinado esquisito. Rita desvaloriza a conversa de Clara, mas Clara insiste e diz que a ave pode ser boa para o turismo de natureza pois há muitas pessoas que gostam de observar pássaros.
Susana desabafa com Nuno e Olga a sua frustração e queixa-se que as suas sócias não a deixam inovar na cozinha. Nuno sugere-lhe que volte a pensar na hipótese de abrir o seu próprio restaurante. Olga discorda e defende que a filha não deve arriscar um novo investimento.
Clara e Vasco entram na sociedade recreativa e Clara diz a Luís que acha que descobriu uma espécie nova de aves. Agostinho pergunta a Clara qual eram as características do pássaro e ela diz que fazia um som metálico. Clara diz a Agostinho que prefere analisar as características do pássaro através do livro "Anais de Beirais". Agostinho acaba por ir embora chateado.
No minimercado, Marina comenta com Alzira que está um pouco saturada de fazer sempre os mesmos pratos na sociedade recreativa. Marina diz que fazer sempre iscas e bitoques não tem muita piada. Mais tarde, Marina convida Susana para ser a "Chef" dos jantares especiais que pretende organizar na sociedade recreativa. Susana aceita o convite e fica muito contente.
Clara vai consultando o livro "Anais de Beirais" e Vasco fica impaciente com a tarefa. Clara diz que encontrou a descrição da ave que viu e que é uma "Meletrefe de Asa Dourada e que tem um trinar metálico, um voo angular e deselegante". Agostinho diz que é impossível pois essa ave foi extinta desde o século XIX. Vasco continua a ler o livro e diz que os ornitólogos de todo o mundo nunca perderam a esperança de voltar a encontrá-la sendo a ave rara que é. Clara fica eufórica e diz que foi ela que viu a ave. Agostinho diz que isso é um engano, mas Clara está determinada e promete que irá documentar o avistamento.
Agostinho conta a Júlio a descoberta e os planos de Clara em relação à ave. Agostinho sugere que aproveitem os conhecimentos sobre a ave e que se antecipem a Clara e chamem especialistas para validar a descoberta. Júlio hesita, mas acaba por aceitar a proposta de Agostinho.
Clara e Vasco aguardam por o segundo avistamento da ave. Vasco fica impaciente com a espera, mas Clara não desiste. Ele fica contente com a boa disposição de Clara e elogia-a. Clara e Vasco beijam-se.
Susana cancela a parceria com Marina e explica-lhe que teve uma grande discussão com Rita pois ela não concorda com a parceria. Marina diz que compreende Susana, mas fica triste. Gabriel vê a mãe sair e resolve telefonar a Rita.
Clara e Vasco encontram-se com Agostinho, Júlio e três ornitólogos no local de avistamento. Clara e Agostinho voltam a discutir. De repente, Clara volta a ouvir o som metálico e fica contente, mas o "pássaro" parece cair e Clara diz que o "Meletrefe" morreu. Pedro aparece, pede desculpa e pergunta se alguém viu o seu avião telecomandado. Todos percebem que afinal a ave era um avião. Vasco não contém o riso e Clara, Agostinho e Júlio ficam sem reação.
Rita admite ter sido injusta com Susana e pede-lhe desculpa. Rita diz à amiga que já conversou com Marina e pede-lhe para retomar a parceria. Susana agradece-lhe e sai radiante.