México
Ep. 17 01 Dez 2018
Do Bombarral para o Soho, a gastronomia portuguesa instalou-se no Pão!. O primeiro restaurante português de Manhattan faz frente ao esperado desconhecimento dos nova-iorquinos acerca das especialidades lusitanas.
Um projeto adolescente - conta com 17 anos de existência - o restaurante pede emprestada a irreverência do seu autor, Jorge Neves. É essa qualidade e uma outra, a discrição, que atraem ao restaurante nomes célebres como os que encontraremos neste episódio.
Sempre a tentar escapar às câmaras, Jorge Neves fala-nos dos 25 anos passados desde a sua chegada aos Estados Unidos, leva-nos ao coração gastronómico americano e apresenta-nos um Chefe equatoriano que abraçou o Pão! desde as suas fundações.
Descolamos do Pão! e aterramos no Pimm"s, o restaurante de Luanda que condensa Portugal inteiro numa sala. A terra natal de Casimiro Quintas, Viana do Castelo, acompanhou-o nesta aventura: o serviço e roupa de mesa são vianenses. Mas o espaço evoca outras regiões do país que Casimiro deixou, depois de uma carreira como Chefe de cozinha do famoso Twinns, no Porto.
Angola conquistou um português. A estada, planeada para quatro anos, multiplicou-se para mais de vinte. O Pimm"s zarpou durante esse tempo, com a Chefe Eugénia Esteves ao leme. Transmontana de origem, não podia ter deixado de nos apresentar uma feijoada ao estilo nortenho.
Viaje connosco! Garantimos um serviço de refeições excecional neste episódio de "Uma Mesa Portuguesa", o programa que o leva, sempre, a jantar fora. De Portugal.