México
Ep. 17 01 Dez 2018
Quase poderíamos designar o nosso destino como bipolar. Aqui vivem-se duas culturas distantes, com duas personalidades muito diferentes e duas maneiras de estar antagónicas. Falamos de portugueses e chineses e, claro, de Macau. Mas nesta emissão vamos mostrar como na gastronomia os opostos se atraem!
Para começar em grande, e com luxo, vamos ao restaurante do mítico Hotel Lisboa, no grande casino de Macau. "Guincho a Galera" é o nome deste requintado espaço comandado pelo chef português Martinho Moniz. É ele que nos fala de alguns factos curiosos deste antagonismo cultural: Os números na ementa, por exemplo, fazem o sucesso ou o fracasso dos pratos. É que na cultura chinesa há a forte convicção de que alguns algarismos trazem azar. Nós, para já, podemos apenas adiantar que aqui, a gastronomia portuguesa tem muita sorte. Ela é muito procurada!
É nesta maré de sorte que está o restaurante "António". Com uma decoração mais tradicional, o segundo restaurante que visitamos em Macau está bafejado pela mesma procura de chineses. Mas não só. Aqui vêm clientes de todas as nacionalidades. E melhor que ninguém, o Chef sabe como agradar a todos. A resposta é a personalização, aprendida com a longa experiência de vida na Ásia: para os chineses comida sem queijo, que não gostam. Para os coreanos tirar os coentros porque abominam.
Segredos dos ossos do ofício, de cozinheiro, que vamos mostrar com estes portugueses embaixadores dos nossos aromas. Uma emissão da "Mesa Portuguesa" a não perder porque este é o programa que o leva a jantar fora. De Portugal.