Ep. 123 13 Mar 2014
Susana assusta-se quando Marta conta que Rodrigo não lhe vai dar o dinheiro para a operação de Beatriz. Ao perceber a perplexidade da filha mais velha, Marta esclarece que Rodrigo assumiu que vai tratar de tudo aliviando-as de mais essa preocupação. No entanto, a mãe, ao relatar como correu o jantar em casa dos pais de Rodrigo, confessa a Susana que não gostou do interesse que Otília demonstrou em Beatriz, nem que Eduardo tenha achado que ela quer extorquir-lhes dinheiro à conta da doença da filha.
Otília assume que a sua prioridade de vida é salvar a neta que acabou de conhecer e providenciar-lhe a melhor educação. Eduardo contraria a mulher argumentando que não deve ligar-se demais a Beatriz sem sequer saber se ela sobrevive à delicada cirurgia a que vai fazer. Otília mostra-se revoltada e responde que às vezes ele parece não ter sentimentos. O marido afirma que apenas a quer proteger, por ter acompanhado o seu sofrimento, quando perderam a filha. Otília insiste que desta vez pode fazer pela neta, aquilo que não conseguiu fazer por Rita.
Luísa fica em estado de choque depois de Rodrigo abrir o jogo e contar que descobriu que tem uma filha de oito anos, fruto de uma relação anterior ao seu casamento. Rodrigo tenta minimizar os estragos, tentando que a mulher compreenda que ele já não a ama e que o casamento acabou mas Luísa prefere acusar a sogra de estar manipulá-lo. Rodrigo irrita-se negando que Otília tenha qualquer responsabilidade na sua escolha de querer separar-se, garantindo que gosta de outra pessoa. Luísa chora convulsivamente, inconformada por estar a perder o marido. Susana tenta saber a opinião de Beatriz sobre o jantar com Rodrigo e os pais dele. A irmã afirma que gostou muito do amigo da mãe, que até lhe ofereceu um livro. Ao contrário, referindo-se a Eduardo, confessa que não lhe pareceu simpático. Marta concorda e diz que ele é um chato e sugere a Susana que vá ligar para casa de Bela, para saber se Henrique pode brincar um pouco com Beatriz.
Ao pequeno-almoço, Otília mostra-se muito animada e com vontade de passar mais tempo com a neta, que conheceu na noite anterior. Eduardo mostra a sua preocupação à mulher, pelo facto de antecipar que ela está a querer preencher com Beatriz, o vazio que a morte de Rita lhe deixou. Otília confessa que até despertou a achar que o aparecimento da neta é uma dádiva de Deus para os compensar da perda que sofreram e lembra que Beatriz tem oito anos, os mesmos que Rita tinha quando morreu no acidente de automóvel. Eduardo mantém a sua apreensão mas a mulher garante que a menina vai devolver a paz à família e que Rodrigo será um excelente pai.