Ep. 123 13 Mar 2014
João repreende Laura quando ela critica Patrícia por não ter jantado lá em casa, preferindo fazê-lo em casa de Bárbara. Manuel também irrita o filho, insinuando que ele procura emprego com pouco empenho e recordando-lhe que nem a sua reforma nem a da mãe esticam muito mais tempo para o ajudar a ele e à noiva. Laura reprova o marido mas não evita que João vá mesmo para o café ao encontro de Nuno.
Nuno começa a ficar embriagado no café e conta a Elvira que a mulher não o quer ver nem pintado. Tatiana fica aflita, temendo que ele conte que ela é o motivo da sua discórdia com Bárbara e leva a mãe para o balcão. Elvira fica desconfiada e pergunta à filha se sabe porque é que o pianista está de mal com a mulher. Tatiana finge que não sabe nada. João entra no café e fica sem saber o que fazer quando encontra Nuno quase a chorar.
Bárbara continua a dizer mal de Nuno a Patrícia, acusando o marido por se ter deixado tentar pela primeira que lhe apareceu. Patrícia confessa que as suas preocupações estão centradas no calvário que é viver com os sogros e o facto de dia após dia não conseguir arranjar emprego. No entanto, Patrícia fica mais desperta quando Bárbara lhe conta que a empresa de móveis anda à procura de serviços de limpeza mais baratos.
Marta suporta com dificuldade a conversa com Otília e Eduardo após o jantar. Rodrigo convida Beatriz a ir com ele à biblioteca ver um livro que lá tem e Otília aproveita o momento a sós com Marta para se inteirar da doença da neta. Durante a conversa, Eduardo mostra-se sempre muito contrariado e faz notar que cinquenta mil euros são muito dinheiro mesmo para uma cirurgia. Marta responde à altura vincando que se tivesse alternativa não ficaria a dever favores. Otília fala mais baixo e assume que ajudar a neta não é fazer um favor. Marta desconfia das boas intenções da mãe de Rodrigo.
Rodrigo mostra o livro a Beatriz e ela mostra o desejo de levá-lo para ler. Ele faz-lhe a vontade e até diz que quem sabe, um dia poderão ir passar um fim-de-semana a uma ilha, tal como o livro que fala de uma deserta. Otília junta-se-lhes e fica comovida com as respostas maduras que Bia dá. Rodrigo recebe uma chamada de Luísa mas não atende, dizendo a Beatriz que não lhe apetece aturar pessoas chatas, quando está em tão boa companhia.