Ep. 123 13 Mar 2014
Bela e Marta acabam de fazer os salgados para a noite de fados e desafiam Henrique para as ajudar a fazer brigadeiros. O rapaz nem responde porque está concentrado a jogar no telemóvel novo e Bela ordena-lhe que desligue o telefone, argumentando que esteve naquilo todo o dia, acabando por não passar tempo algum com ela. O filho fica irritado e grita-lhe que é uma injustiça. Filipe não gosta da atitude de Henrique e levanta a voz, proibindo-o de falar assim com a mãe. Depois de o miúdo ir lavar as mãos, pede desculpa a Bela mas a namorada assegura que ele não tem culpa, responsabilizando Paulo por estar permanentemente a deseducar o filho.
Paulo começa muito bem a entrevista à televisão depois da sua equipa ter ganho o jogo que a qualificou para o campeonato distrital. Carla escuta com expectativa, orgulhosa do trabalho que teve para o ensinar a falar em público. Valdemar e Lurdes confessam a surpresa pela desenvoltura que ele revela, mas por pouco tempo. Quando o repórter começa a fazer perguntas, Paulo espalha-se ao comprido, levando Carla ao desespero e Valdemar e Lurdes, às gargalhadas.
Luísa mostra-se insegura quando Rodrigo lhe diz que tem de sair por um momento, para passar por casa da mãe. A mulher revela que tem medo de voltar a perdê-lo, até porque Otília quer vê-los separados. Rodrigo insiste que não vai mais deixá-la e Luísa reafirma que não vai voltar com a decisão de não engravidar, mas que continua disposta a adotar uma criança. O marido tenta ganhar tempo e não a contraria, prometendo ficar ao seu lado. Luísa fica pensativa depois de Rodrigo sair de casa.
Nuno e Tatiana não resistem à tentação e beijam-se com paixão, deixando que as mãos percorram os seus corpos. O pianista cai em si e afasta-a, dizendo que a mulher pode chegar a qualquer momento. Nuno e Tânia ficam constrangidos com a situação e despedem-se até à hora do espetáculo no café.
Teodoro mostra-se galante com Elvira, pretendendo saber se ela já tem o vestido pronto para a noite de fados. Ao invés do irmão, Júlia ataca a sua inquilina dizendo que ela anda sempre tão descuidada. Elvira reage com indignação e Júlio chama engatatão a Teodoro. Este responde que ele está particularmente implicativo e Elvira ajuda recordando que quem tem maus fígados, vive menos. Tatiana regressa ao café e vem nas nuvens depois do beijo fogoso que trocou com Nuno. Júlio nota a sua euforia e diz a Elvira, com ar de gozo, para ela abrir o olho. Teodoro também ri da observação do irmão. Elvira fica desconfiada, mas Tatiana não se desmancha.
Bela brinca e diz que Henrique também tem de se ir vestir e por um lacinho ao pescoço. O filho diz logo que nem pensar e Filipe acalma-o, dizendo que a mãe está a brincar.
Beatriz está excitadíssima e só quer ir para a festa, enquanto Marta lhe responde com carinho a todas as perguntas que ela faz. A mãe e a irmã, Susana, não lhe poupam elogios, dizendo que está linda para a noite de fados.
Elvira abre a noite de fados e agradece aos presentes a comparência, lembrando que se trata de uma noite em que todos devem dar largas à sua generosidade para somarem contributos que vão ajudar Bia a ser operada no estrangeiro, já que o estado não comparticipa a cirurgia que ela tem de fazer para sobreviver. Marta sobe também ao palco para agradecer emocionada a presença de todos. Vai acompanhada de Susana e Beatriz. Depois daquelas breves palavras, Elvira emociona-se e derrama uma lágrima ao chamar Tatiana para cantar, assumindo perante a plateia o enorme orgulho que sente da filha. Quando Tatiana começa a cantar, todos escutam a sua bela voz com espanto e admiração.