PROJETO ACCELERATES - Acceleration in Extreme Shocks: from the microphysics to laboratory and astrophysics scenarios
Área de investigação: Física dos plasmas
Entidades: Instituto Superior Técnico (Grupo de Lasers e Plasmas); UCLA; USC; Princeton; Rutherford Appleton University; École Polytechnique
Investigador: Luís Silva - Instituto Superior Técnic
Investigação em torno dos raios cósmicos com que somos permanentemente "bombardeados". Neste programa vamos procurar entender como as ondas de choque são formadas no Universo. Aplicabilidade: tratamento de protões de cancros profundos e de difícil acesso.
Instituto Superior Técnico - Física de Plasma - Os cientistas pensam que os raios cósmicos são acelerados em ondas de choque, criadas pelo material que é ejetado pelas estrelas ou por outros objetos astrofísicos. Descobrimos que as ondas de choque geradas por lasers intensos podem também acelerar em laboratório, e de forma muito eficiente, protões até energias elevadas, próximas dos 200 Mega Eletrão-volt. Estamos agora a explorar a forma de otimizar esta aceleração. Esta é a energia necessária para as máquinas de terapia de protões, utilizadas para tratar tumores em tecidos profundos e de difícil acesso no corpo humano.