O "Linha da Frente" esteve na Casa dos Rapazes em Viana do Castelo e acompanhou o dia-a-dia de crianças e jovens que lutam para vencer na vida.
"Os Meninos do Bombo" relata a história de jovens que conseguiram ultrapassar memorias dolorosas e que espantam tristezas através dos bombos.
A equipa de reportagem viveu durante uma semana na instituição com liberdade total para filmar e captou testemunhos inéditos de crianças e jovens que naquela cidade minhota tentam dar a volta à vida.
Vamos conhecer o Constantino que aos 14 não sabia ler ou escrever e que fazia assaltos à mão armada. Hoje é um dos melhores da turma. Há ainda o Bruno e o Ricardo, um quer ser arquitecto, outro mecânico. Os dois irmãos sonham que as profissões os possibilitem ajudar o pai, que não tem condições para os criar. Vamos ainda aprender com Roberto, que apesar de uma infância terrível hoje é o melhor na turma e diz que vai ser um dos melhores cozinheiros do país.
O estado paga cerca de 700 euros por cada criança institucionalizada. Um subsídio que perdem aos 23 mas na Casa dos Rapazes a crise não está a permitir que os jovens entrem no mercado de trabalho. O que acontece a estes jovens?
"Os Meninos do Bombo" uma grande reportagem de Patrícia Lucas, com imagem de António Antunes e edição de Miguel Teixeira.