Antóio sai a correr do hotel onde Sara Bernardt está hospedada em choque por ter descoberto a atriz em flagrante com seu Pai. Por pouco não se cruza com ele. O jovem embriagado dirige-se a casa da sua namorada Amélie e pede-a em casamento.
Nos Açores prosseguem os esforços de Pedro para salvar a próxima exportação de laranja para Inglaterra. Raposo a Mando de Pedro visita o seu rendeiro para tentar receber as rendas, Pedro chega a tempo de evitar o pior. Pedro finalmente escreve a seu pai a pedir ajuda para o tratamento da praga da laranja.
Os Embaixadores Chineses estão decididos a ir à Ilha ensinar a plantar o Chá. Vasco Ataíde da Camara decide partir para os Açores com a sua Família para apoiar o seu Filho Pedro. Artur Salgado comunica a Vasco Ataíde da Camara a sua intenção de casar com Margarida.
Rose e Pedro mantem os seus encontros na ilha embora pedro continue atrapalhado como nos tempos de adolescência.
Vasco Ataíde da Camara conversa com sua mulher acerca de seu Filho António e acredita que a educação que lhe deu não adiantou nada, já que António leva uma vida de boémio.
Antonio confronta o seu pai numa conversa tensa, António informa que não pretende voltar aos Açores e que pretende casar-se com Amélie. A discussão instala-se entre pai e filho. Vasco tenta recuperar o Filho, mas este mostra-se irredutível e abandona o apartamento.
Vasco Ataíde da Camara vai despedir-se de Sara Bernardt e quase que se cruza com o seu filho que já é visita frequente da atriz.