O dia anormalmente belo contrasta com o ambiente pesado que se abate sobre a população de Ponta Delgada, que após uma noite a recolher os corpos das vítimas do naufrágio, se prepara agora para os enterrar.
Se o ambiente já era pesado fica ainda mais tenso, com o Governador a ser vítima de vaias e insultos por parte da população, que parece culpá-lo do sucedido.
Pedro acompanha seu pai nas reuniões políticas e nos negócios da Família.
Apesar de ser mais velho do que o seu irmão António, Pedro é claramente mais introvertido a falar com raparigas, e a segurança que parece ter a lidar com os negócios da família parece desaparecer ao aproximar-se de Rose.
Na rua, Pedro avista dois marinheiros que soltam piropos a Rose, Pedro defende Rose, e acaba por marcar um duelo contra o oficial. (na noite de lua cheia).
Apesar do clima de romance vivido por António e Rose, a jovem americana vê-se na obrigação de contar o sucedido em Ponta Delgada, dos sarilhos em que Pedro se meteu e do duelo que irá travar com o oficial de Marinha.
Vasco Ataíde da Camara acompanhado de seu filho e Francisco Silveira e Roberto Ivens vão ter um encontro com o Governador para lhe entregarem a petição no trajeto deparam-se com um enorme ajuntamento de pessoas na rua central.
Na casa dos Ataíde da Camara, António procura o irmão, acabando por o confrontar em relação ao Duelo que irá decorrer. Pergunta-lhe se pretende mesmo ir para a frente com esta loucura, e se sabe ao menos usar uma arma de fogo. É a primeira vez que sentimos uma noção de camaradagem entre os irmãos.
Já em casa, Vasco apressa a mulher para que parta para as Furnas, Antonio pede para ficar com o pai. Maria Isabel e sua Filha partem nessa noite para as Furnas.
Em casa de Maria Teresa Gomes um grupo de populares prepara-se para saquear e queimar o que encontrar. Vasco Ataíde da Camara parece chegar na hora certa para impedir uma tragédia, mas o grupo não parece sentir-se intimidado com a sua presença no local. António serve de padrinho de duelo a Pedro, e substitui-se a Pedro no duelo.
Maria Isabel acompanhada de sua Filha chega às Furnas onde Maria Isabel desfalece.