Ep. 1
Perante Rodrigo, Marília justifica a presença do pai no quarto de Filipa com o facto de ele ressonar, mas quando Augusto e Rodrigo saem, abraça-se a Carlos a chorar.
Ao chegar ao zoo, Simone trata Graça de forma ríspida em jeito de vingança porque a irmã dela está com Vicente.
Gonçalo tem alta e vai com Hugo. Alexandra chora e pede-lhe para não ir mas a decisão está tomada. A assistente social ainda tenta convencer Alexandra a fazer o mesmo, mas ela nega-se a deixar o marido.
Rui vai à entrevista e Vanda ajuda-o a preparar-se.
Alice regressa ao hospital e é muito bem recebida pelos colegas. Augusto certifica-se de que Alice já está capaz para voltar ao trabalho e reajusta o quadro de cirurgias.
Marco conta a Adérito como foi bom estar com Tina e diz-lhe que ele devia fazer o mesmo.
Rui não consegue o lugar como informático e sente-se muito desiludido. Guilherme tenta animá-lo.
Alice faz o diagnóstico de uma apendicite que tem de ser operada. Tudo está pronto para operar menos Alice. A médica está muito nervosa e à cabeça só lhe vêm as imagens do sequestro quando estava amarrada à mesa de cirurgia. O pânico é tão grande que Alice deixa cair o bisturi e foge da sala de operações, deixando todos surpreendidos.
Alice chora desesperada nem acredita no que lhe aconteceu. O bloco era o sítio onde se sentia mais segura e agora, depois da perseguição que sofreu, percebeu que não consegue operar porque só lhe vem à cabeça a sensação de que vai ser morta. Marília tenta acalma-la mas Alice está inconsolável.
André está preocupado com o que se está a passar com Alice, não por ter pena dela, mas porque sente que se ela não operar como é sua tutora há cirurgias que não poderá fazer e a sua carreira sairá prejudicada. Cândida critica a insensibilidade do colega.
Simone revela a Joana que arranjou uma psicóloga para os filhos mas Joana lembra-lhe que, mais do que um psicólogo, o que os filhos precisam é que ela mude de atitude. Simone não gosta do que ouve e volta a dizer que está disposta a ultrapassar os limites para que Vicente não veja os filhos.
Sérgio e Hugo querem saber se Graça já tem novidades de Miguel, mas a jovem está muito nervosa e prefere não falar do assunto.
Joana revela a Sérgio que está preocupada com Simone, porque ela parece estar descontrolada e a prejudicar os filhos só para atacar Vicente.
Marília diz a Augusto para falar com Alice. Augusto acha que se trata de stress pós traumático. Augusto pede à mulher para conversarem e para se entenderem, mas Marília pede tempo para decidir o que fazer. Marília está muito magoada com a traição do marido.
Vicente vai falar com Alice para a acalmar e dar alento. Alice conta-lhe que ficou paralisada e como tem receio de não conseguir voltar a operar mas o namorado tenta explicar-lhe que é normal o que sentiu depois de tudo o que sofre mas que é uma situação passageira.
Marco leva Tina ao hospital para fazer ciúmes a Margarida, mas não consegue o resultado que queria. Entretanto, Tina aproveita para se insinuar a Adérito que fica em pânico.
Augusto pede a Alice para consultar o psiquiatra. Alice aceita porque quer ficar boa e voltar a operar. Entretanto continuará no hospital mas apenas a ver doentes e a fazer pequenas cirurgias que não a obriguem a ir para o bloco.
Marília vai ao restaurante da filha e fica a perceber que Carlos já contou a Filipa que os pais estão separados. Os filhos pedem-lhe para tentar esquecer o que se passou porque acreditam que o pai gosta dela. Marília que ia à procura de consolo sente-se desamparada e vai embora.
Marília chega ao hospital furiosa e acaba por descarregar em Marco e Adérito que estão a conversar com Rodrigo. Uma conversa que deixa Adérito muito mal disposto porque fica a saber por Rodrigo que Filipa está gravida.