Ep. 1
Vicente começa o dia a salvar a vida, em plena rua, a um rapaz que foi atropelado. Durante o jogging matinal o médico assiste ao acidente da ambulância que ia socorrer o rapaz e imediatamente vai tentar ajudar. Joel está entre a vida e a morte, devido a um pneumotorax que não está a deixá-lo respirar. Vicente intervém, aliviando o pulmão afetado com uma seringa, salvando assim a vida ao rapaz.
Alice está apreensiva com o regresso do ex-marido ao hospital de Santa Catarina mas é reconfortada por Vicente que, apesar da forma atribulada como começou o dia, ainda tem tempo para ouvir e ajudar a médica.
O que Alice não sabe é que David, o ex-marido, é o anestesista que faz parte da equipa que vai operar Joel. Ao chegar ao bloco operatório e ao ver David, todas as recordações dolorosas do passado vêm-lhe à cabeça. Incomodada, Alice como cirurgiã responsável manda chamar outro anestesista e obriga David a ir embora.
Se o dia de Alice não começou bem o de Vicente também não vai melhorar. Carolina, a diretora do serviço, mesmo sabendo que o médico ainda não entrou de serviço, pede-lhe para ir ver uma doente que tem andado de médico em médico sem que se descubra o que tem. Vicente fica contrariado e só a rápida intervenção da enfermeira Vanda, irmã de Guilherme, evita o confronto. Vicente fica assim impedido de levar os filhos à escola.
Ao ver Cátia, a doente, Vicente repara que ela tem edemas e pequenos pontos negros nas pernas e associando a outros sintomas considera a possibilidade de a doente sofrer de Granulomatose de Wegner, o que leva a novo confronto com Carolina que considerava tratar-se de um caso de tuberculose. Neste braço de ferro e para verificar quem tem razão, Vicente decide fazer uma biopsia ao pulmão de Cátia.
Depois da cirurgia, David volta a confrontar Alice no corredor. Alice tenta perceber quais são as verdadeiras intenções do ex-marido e lembra-lhe como ele a fez sofrer. Após a morte do filho de 8 meses, David abandonou Alice e fugiu para Londres. A conversa acaba quando Vicente passa e vê Alice com a lágrima no canto do olho. A médica afasta-se mas Vicente vai consolá-la.
Mas Alice continua perturbada e ao almoço conversa com Filipa. Os fantasmas do passado parecem estar muito presentes. Alice culpa-se por estar de banco no dia em que Nuno, o filho, morreu de morte súbita. Ao mesmo tempo, também responsabiliza David, por não ter acordado.
Incapaz de suportar a presença do ex-marido, Alice está determinada a ir embora do hospital se David não sair.
Entretanto, a tensão entre Vicente e Carolina é crescente. Desta feita, discutem por causa da gestão do trabalho dos internos, Margarida e João que, estupefactos, assistem a tudo sem dizer palavra. Vicente acaba por levar a melhor assumindo a gestão da tutória dos internos.
Juntamente com os netos, Francisco regressa ao Jardim Zoológico, o seu antigo local de trabalho, alegadamente para ajudar os ex-colegas numa nova instalação. Mas ao chegar, percebe que o propósito é outro. Sérgio, o veterinário responsável pelo hospital do zoo, quer convidar Simone, nora de Francisco, a trabalhar ali. Mas para isso é necessário que ela aceite deixar o trabalho de campo que está a fazer em Moçambique. Sentada numa secretária, ao lado dos dois, Graça, irmã de Alice, ouve a conversa e invejosa comenta com Miguel, um dos tratadores dos animais. Ao chegar a casa diz à irmã que Simone pode voltar e incentiva-a a ir mais além no relacionamento com Vicente.
Ao ter conhecimento da proposta, Vicente confessa ao pai que, para bem dos filhos, espera que a mulher aceite o convite para trabalhar no zoo. Simone está há 6 meses fora e não tem data de regresso.
Depois de dar o jantar aos filhos e ao pai, Vicente como prometido vai jantar com Alice a casa dela. E, mesmo não querendo seguir o conselho da irmã, Alice acaba por se envolver com Vicente.