Viajamos até Viena, capital da Áustria. Uma cidade que de avenidas largas e arborizadas, imponentes prédios históricos, palácios, museus e calçadas repletas de elegantes cafés e restaurantes mas que, nem por isso, deixa de atrair uma população jovem e ávida de diversão e cultura contemporânea.
"Willkommen in Wien!"
Dora Cruz, Tradutora, 36 anos, natural de Coimbra. Encontramos a Dora numa das carruagens da roda gigante no parque do Prater e aproveitamos para subir e conhecer um pouco da cidade.
Seguimos com para o Naschmarkt, um mercado de comida muito frequentado pelos vienenses, onde através das suas compras ficamos a conhecer alguns dos alimentos típicos da região e dizemos adeus num dos mais típicos eventos austríacos: um baile, ao som de uma tradicional valsa.
Diana Pereira, Arquiteta, 28 anos, natural do Porto. A Diana encontra-se connosco na praça da Câmara, onde está instalado um ringue de patinagem no gelo. Após contar como chegou à cidade, decide beber um vinho quente típico para aquecer. No 3º distrito vamos com a Diana visitar uma das obras mais emblemáticas do arquiteto austríaco Hundertwasser e seguimos de carro até Krems, a cidade onde se localiza a universidade que a Diana frequenta e que vamos ter a oportunidade de espreitar. Despedimo-nos da Diana no Wuk, um local alternativo e com um ambiente multicultural.
Nuno Oliveira, Fotógrafo, 36 anos, natural de Lisboa. É no lago Neusiedler que vemos primeiro o Nuno a fazer kitesurf nas águas frias. Já em terra, e enquanto arruma o material, conta-nos como chegou a Viena e o que o atrai na cidade. A caminho do Museu da Música, ficamos a conhecer a mulher e as filhas do Nuno e no museu acompanhamos a família nalgumas atividades interativas. Mais ao fim da tarde, vamos até ao 19º distrito, onde vive e, a partir do qual, seguimos num carro alugado até às vinhas, onde um amigo enólogo nos explica as características do vinho produzido em Viena. O dia termina em família com um jantar caseiro em casa do Nuno, onde somos presenteados com uma "atuação" das suas filhas.
Rui Martins, Investigador, 29 anos, natural de Lisboa. Na estância de ski de Semmering encontramo-nos com o Rui que aproveita o clima da Áustria para disfrutar dos desportos de inverno. Voltamos a encontrar o Rui no edifício do Center for Molecular Medicine, onde trabalha e somos convidados a espreitar um pouco do trabalho laboratorial que faz diariamente. À saída do trabalho vamos de transportes públicos até Karlplatz onde fazemos uma visita aos canais subterrâneos da cidade que já foram palco de filmes e à noite vamos até ao Prater, o local onde começámos a viagem por Viena, e onde grande parte da vida noturna acontece.