No quarto programa os candidatos a Top Chef serão mais uma vez surpreendidos, desta vez com uma visita ao Mercado de Alvalade. Estão prestes a iniciar a Prova de Fogo mais fria de sempre. Os desafios não param e no mercado terão que gerir tempo e dinheiro para desta forma obter aquilo que de mais precioso poderão ter: os melhores ingredientes para confeccionar o melhor prato. Contudo, a confecção traz sempre surpresas e até o prato mais pensado pode num instante tornar-se no pior.
Agora é tarde para desistir. Na Prova de Chefes os nossos concorrentes terão que desafiar os paladares mais exigentes e demonstrar que para ser Top Chef é preciso agradar a todos e saber adequar a alta cozinha aos mais sinceros júris de palmo e meio.
Criatividade é a palavra de ordem na altura de agradar a dez crianças, a mínima falha pode desagradar. Tudo pode acontecer e prometem-se opiniões muito autênticas. No final, as facas ditarão quem não esteve à altura do desafio e que, por isso, deve enfrentar a eliminação correndo o risco de não permanecer na competição.
Depois desta eliminação restam apenas 12 concorrentes, o cerco aperta e a exigência atinge níveis nunca antes alcançados.