Chegados à décima semana de competição, restam apenas sete concorrentes. Não é fácil sobreviver numa altura em que a competição está cada vez mais aguerrida. Os sete resistentes prometem não desistir e enfrentar todos os obstáculos.
Para chegar à final os candidatos a Top Chef vão ter que trilhar um caminho sem volta. Mas para que isso aconteça terão que se aventurar na culinária exótica numa verdadeira sobrevivência das espécies. Cozinhar crocodilo, moreia ou pernas de rã não está ao alcance de qualquer um e o risco paira no ar. As artes culinárias nunca antes despertadas marcarão a sua estreia na forma como cozinham com difíceis ingredientes.
Na Prova de Chefes é tempo de por a solidariedade à prova num evento de beneficência. Os nossos chefes dão o tudo por tudo para ajudar aqueles que mais precisam, contudo, as surpresas acontecem e serão surpreendidos com dificuldades nunca antes imaginadas. Para colaborar contarão com ajudantes muito especiais pois na hora de ajudar todos permanecem unidos. Mãos à obra que o tempo escasseia e à espera estão 250 bocas famintas!
Caminhando a passos largos para a final mais um concorrente terá que abandonar a competição depois de todas as adversidades. A forma como cozinham uma sobremesa com azeite pode fazer a diferença entre ficar ou abandonar de vez a competição. Nesta altura, as eliminações não são fáceis e cada saída é sentida por todos. Para os que ficam é o respirar de alívio, para os que saem é o fim do sonho.