Durante semanas o objetivo foi escolher de entre os melhores chefes do país os 16 corajosos candidatos a Top Chef. Depois de apurados, estes vão pela primeira vez conhecer a cozinha que fará parte da sua vida durante 13 semanas. É aqui que os melhores serão confrontados com provas e desafios que podem conduzi-los ao topo ou mesmo desafiar os seus limites. Sílvia Alberto recebe os concorrentes a quem anuncia o leque de temidos jurados: Chefe Cordeiro, Chefe Susana Felicidade e Chefe Ricardo Costa. Contudo, para guiar os concorrentes há também o conselheiro Nuno Diniz que tem como função desafiar os concorrentes e pôr à prova as suas ideias e objectivos.
Depois de reunida a equipa é tempo de passar à primeira prova. Os concorrentes devem preparar individualmente um prato assinatura que definirá o seu perfil e aquilo que são enquanto profissionais de cozinha. Pela primeira vez teremos a oportunidade de ver os 16 candidatos a Top Chef em ação. Os concorrentes são divididos em 3 grupos, cada um avaliado por um dos jurados.
Após a prova em que os concorrentes mostram a paixão, exigência e excelência que fazem deles profissionais de topo, é tempo de se submeterem ao olhar crítico dos jurados que irão desferir os mais sinceros elogios e as mais duras críticas. Depois da degustação cada jurado destacará no seu grupo o melhor e o pior prato. O melhor estará imune à eliminação durante este programa.
É tempo de fazer a Prova de Chefs, aqui os concorrentes irão pela primeira vez trabalhar em equipa num desafio onde alguns poderão sobressair tomando postura de liderança e outros poderão submeter-se aos desígnios da equipa. São constituídas duas equipas e o desafio é lançado. Terão que confeccionar um menu para uma classe executiva de uma companhia aérea, onde estarão incluídos os jurados, o Chefe conselheiro Nuno Diniz e também Sílvia Alberto. Os menus serão degustados num voo com destino a Ponta Delgada / Açores. O objetivo é que o resultado final esteja de acordo com as normas estabelecidas pela companhia aérea, assim como pelas especificidades de confecionar comida de bordo.
Após o desafio os concorrentes são convidados a deslocar-se aos Açores onde irão aguardar o veredito final resultante de uma votação feita aos 18 passageiros que degustaram os seus menus.
Já nos Açores os jurados pronunciam-se sobre os menus escolhidos por cada equipa e ficamos a saber num momento solene qual das equipas perdeu o desafio. Os perdedores irão à Prova de Eliminação, com exceção do concorrente que obteve a imunidade na primeira prova, enquanto os vencedores estão já apurados para a segunda semana de competição.
De volta à cozinha Top Chef os concorrentes estão agora em risco na Prova de Eliminação. O objectivo é confecionar uma sobremesa no tempo destinado. Depois de avaliados os pratos, aquele que confecionou a pior sobremesa abandona de imediato a competição. Restam agora 15 concorrentes a ser novamente desafiados no próximo episódio. As facas estão afiadas e a temperatura promete aumentar.