29 Mai 2016
Miranda do Douro pertencente ao Distrito de Bragança, Região Norte e sub-região do Alto Trás-os-Montes, Terra de Miranda. Nesta região, além do português, fala-se sua própria língua: a língua mirandesa.
Bem-vindos a terra dos amantes e defensores do campo conectados em harmonia com todos seus seres vivos...
Luís Velho-23 anos, Estudante, natural de Miranda do Douro
Luís recebe-nos no centro histórico. É aficionado da pesca e leva-nos a um dos seus lugares preferidos para ser, por um momento, pescador de rio.
Joana Braga-30 anos, Presidente da AEPGA, natural de Braga
Descobrimos a Joana abraçando e mimando um burro mirandês, parte do seu trabalho mas não só, é a sua paixão. Joana apresenta-nos Miguel Novoa, um defensor da preservação dos pombais mirandeses.
Felisbina Fernandes-84 anos, Curandeira, natural de Constantim
Somo saudados em mirandês pela Felisbina Vamos com ela para o campo colher as ervas que fazem parte da sua vida, dos seus chás conhecidos e procurados por todos.
Paulo Meirinhos-38 anos, Professor de Música, natural de Miranda do Douro
Conhecemos a Paulo em sua casa no meio de instrumentos medievais que constrói no seu ateliê. A música é a sua vida e inspiração.
António José Ferreira-63 anos, Téc. Aconselhamento Agropecuário, natural de Mesão Frio
Vamos ter com o Tó Zé ao Mogadouro enquanto caminha pelo Castelo de Mogadouro. Fala-nos da sua vida e do facto de viver em Miranda mas trabalhar fora.
Saímos de Miranda do Douro com o sabor do Festival do Burro Gaiteiro, todos juntos a sentir a cultura própria que circula nas veias de quem encontra no campo um lugar para realizar as suas vidas.